quinta-feira, 9 de abril de 2015

Segunda Divisão das Ligas Europeias - A disputa pelo acesso


Hoje, o assunto principal do post será diferente e sem a pompa de nomes como Messi, Cristiano Ronaldo e dos principais clubes do Velho Continente. O Giro pela Europa abordará a reta final da Segunda Divisão nas principais ligas. Times tradicionais, outros nem tanto, podem retornar à elite de seus respectivos países, dando um pouco mais de alegria aos seus fanáticos torcedores. 

Escolhi pelo escudo do Bologna para retratar a matéria, mas falarei de outros times que vivem a expectativa de conseguir o acesso. Confiram a análise das principais ligas em seus momentos decisivos abaixo. 

Inglaterra - A cinco rodadas do fim da Championship, a situação está totalmente indefinida sobre as vagas diretas para a Premier League. O surpreendente AFC Bournemouth lidera, com 77 pontos. No entanto, a diferença entre o primeiro e o sexto colocado é de apenas seis pontos. O Norwich City atualmente ocupa a segunda vaga direta para o acesso. Ao fim do campeonato, haverá um playoff para definir o terceiro classificado. Os confrontos de momento seriam: Watford (3º colocado) x Wolverhampton (6º) e Middlesbrough (4º) x Derby County (5º). 

Itália - O modesto Carpi talvez seja a maior surpresa entre os clubes que lideram a Segunda Divisão entre as principais ligas. O clube passou a maior parte de sua história no amadorismo, chegando a falir no ano 2000. Em seguida, passou por uma reestruturação e ostenta 12 pontos de vantagem em relação ao tradicional Bologna (68 a 56). O Vicenza é o terceiro colocado, com 53 pontos, brigando diretamente com o Bologna por uma vaga direta à elite italiana. 

Espanha - Após uma última temporada desastrosa, sendo rebaixado, o Real Bétis tenta retornar à elite espanhola. Os gols do artilheiro Rubén Castro têm sido decisivos para o time da Andaluzia liderar a tabela, com 62 pontos. A segunda colocação é ocupada pelo Girona, clube da região da Catalunha. A terceira vaga para a elite é definida em um playoff envolvendo times do terceiro ao sexto lugar. Os confrontos de momento seriam: Sporting Gijón (3º) x Zaragoza (6º) e Las Palmas (4º) x Valladolid (5º). 

Alemanha - Com apenas 11 anos de vida, o modesto Ingolstadt 04 lidera a Segunda Divisão do país, com 52 pontos, a sete rodadas do fim. O tradicional Kaiserslautern é o segundo colocado e tenta retornar à elite do futebol alemão após três temporadas. O clube é um dos fundadores da Bundesliga e revelou o lendário atacante Fritz Walter, campeão mundial em 1954, e que dá nome ao estádio do time. A terceira vaga é definida entre o terceiro colocado da Segunda Divisão e o 16º colocado da Primeira. Na situação atual, o Darmstadt 98 disputaria um lugar ao sol com o Hamburgo, único time que disputa a elite do país a jamais ter sido rebaixado. Sim, o poderoso Bayern de Munique já jogou as divisões inferiores da Alemanha. 

França - Restam oito rodadas para o término da Ligue 2, como é conhecida a Segunda Divisão Francesa. O Troyes, que conta com dois brasileiros em seu elenco, lidera com 60 pontos, nove a mais que o Angers, que já venceu a competição duas vezes (1969 e 1976). O GFC Ajaccio é o terceiro. Os três primeiros sobem direto para a Ligue 1. 

Portugal - Ao lado da Segundona Inglesa, a divisão de acesso de Portugal é a que apresenta maior equilíbrio na reta final, com apenas um ponto separando o líder do segundo colocado. O Desportivo Chaves tem a vantagem mínima sobre o Tondela (67 a 66), a nove rodadas do fim. O União da Madeira, que não disputa a Primeira Divisão desde a temporada 1994/95, ainda está na briga pelo acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário