terça-feira, 12 de abril de 2016

Momento de decisão: reta final das principais ligas europeias

Para tristeza dos amantes do futebol europeu, as principais ligas do Velho Continente estão em sua reta final. A boa notícia é que a disputa da Eurocopa, entre junho e julho, amenizará com estilo a abstinência dos fãs, acostumados a grandes jogos e clássicos dos campeonatos nacionais. 

Das seis principais ligas europeias, em apenas uma o campeão já é conhecido. O PSG segue hegemônico no Campeonato Francês e faturou o tetracampeonato com oito rodadas de antecedência. O Giro pela Europa analisa a fase derradeira das cinco demais competições, indicando os postulantes ao título em cada uma delas, além da relação de jogos restantes das equipes. Confiram: 



O modesto e surpreendente Leicester City está a cinco jogos de fazer história, conquistando um título improvável para um time que, há duas temporadas, sequer estava na elite do futebol do país. Os “Foxes” somam 72 pontos, sete a mais que o  Tottenham.

Jogos que faltam:

Leicester City – West Ham (casa), Swansea (casa), Manchester United (fora), Everton (casa) e Chelsea (fora)
Tottenham – Stoke City (fora), West Bromwich (casa), Chelsea (fora), Southampton (casa) e Newcastle (fora) 



O Barcelona parecia estar com o bicampeonato encaminhado, mas duas derrotas seguidas, uma delas no clássico contra o Real Madrid, deixaram o Campeonato Espanhol indefinido a seis rodadas do fim. O Barça segue líder, mas viu a diferença cair em relação aos rivais Atlético de Madrid e Real.

Jogos que faltam:
Barcelona – Valencia (casa), La Coruña (fora), Sporting Gijón (casa), Bétis (fora), Espanyol (casa) e Granada (fora)
Atlético de Madrid – Granada (casa), Athletic (fora), Málaga (casa), Rayo Vallecano (casa), Levante (fora) e Celta de Vigo (casa)




Após um início de campeonato irregular, a tetracampeã Juventus se acertou e chega à reta final seis pontos à frente do Napoli (76 a 70). Os dois times devem lutar até as rodadas finais do Calcio, com ligeira vantagem para a Juve, que tem adversários considerados mais fáceis.

Jogos que faltam:

Juventus – Palermo (casa), Lazio (casa), Fiorentina (fora), Carpi (casa), Hellas Verona (fora) e Sampdoria (casa)
Napoli  - Inter de Milão (fora), Bologna (casa), Roma (fora), Atalanta (casa), Torino (fora) e Frosinone (casa)



Mais uma vez, a disputa pelo título da Bundesliga ficou concentrada entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund. E o desfecho da temporada deve ser o mesmo das últimas três, com os bávaros levantando o troféu de campeões. A cinco rodadas do término da competição, o Bayern soma 75 pontos, sete a mais que o rival.

Jogos que faltam:

Bayern de Munique – Schalke (casa), Hertha Berlin (fora), Borussia M’Gladbach (casa), Ingolstadt (fora) e Hannover 96 (casa)
Borussia Dortmund – Hamburgo (casa), Stuttgart (fora), Wolfsburg (casa), Eintracht Frankfurt (fora) e Colônia (casa)



Líder em boa parte da competição, o Sporting deixou o rival Benfica tomar a dianteira ao longo da disputa e agora tenta, a cinco rodadas do fim, impedir o tricampeonato dos Encarnados e, mais do que isso, quebrar um jejum de títulos que já dura 16 anos. O Porto, com os últimos tropeços, saiu da briga pelo troféu de campeão.

Jogos que faltam:

Benfica – Vitória de Setúbal (casa), Rio Ave (fora), Vitória de Guimarães (casa), Marítimo (fora) e Nacional (casa)
Sporting – Moreirense (fora), União da Madeira (casa), Porto (fora), Vitória de Setúbal (casa) e Braga (fora)

*Crédito das imagens: Divulgação