quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Eliminatórias europeias Copa 2018: Três seleções mantêm 100%; Lewandowski e CR7 seguem artilheiros

Após a realização da última rodada deste ano, entre os dias 11 e 13 deste mês, três seleções permanecem com 100% de aproveitamento nas eliminatórias europeias para a Copa de 2018: Suíça, Alemanha e Bélgica. E apenas duas seguem sem ter sofrido gols até o momento na disputa: Inglaterra e, de novo, a Alemanha. 
A seleção belga segue com o melhor ataque da competição, com 21 gols anotados, oito deles sobre a Estônia nesta rodada derradeira em 2016. E Robert Lewandowski e Cristiano Ronaldo continuam balançando redes alheias e são os artilheiros, com sete gols cada. O Giro pela Europa apresenta mais um panorama da situação de cada um dos nove grupos. Confira abaixo. 


Payet (à frente) marcou o gol da virada da França sobre a Suécia
No Grupo A, a França suou, mas derrotou a Suécia no confronto direto pela liderança e agora está sozinha no topo da tabela, com dez pontos. A Holanda, que venceu Luxemburgo, se aproveitou e tirou os escandinavos da segunda colocação. Na próxima rodada, os Bleus enfrentarão o lanterna Luxemburgo, fora de casa. 

Jogadores suíços comemoram a vitória e a liderança no Grupo B
Com uma campanha irretocável até aqui, a Suíça segue soberana no Grupo B, com 12 pontos (quatro jogos e quatro vitórias). A última vítima dos helvéticos foi a modesta Ilhas Faroe. Portugal fez sua parte, goleou a Letônia por 4 a 1, com direito a golaço de Cristiano Ronaldo, e segue em segundo, com nove pontos. A Hungria, próximo adversário dos lusos, é a terceira colocada, com sete. 

Gnabry (camisa 8) foi o destaque da Alemanha sobre San Marino
Sem alguns de seus principais jogadores, a Alemanha aproveitou para testar promissores jogadores e deu resultado: 8 a 0 sobre o lanterna do Grupo C, San Marino. Destaque para Serge Gnabry, autor de três gols. Hector, dois, Khedira, Volland e Stefanelli, contra, completaram a farra de gols do líder. Em segundo lugar está a Irlanda do Norte, com sete pontos. Na próxima rodada, os tetracampeões mundiais enfrentam o Azerbaijão, fora. 

McClean comemora o gol da vitória da Irlanda sobre a Áustria
No equilibrado Grupo D, o líder é a seleção da Irlanda, que soube aproveitar os vacilos da Áustria e venceu por 1 a 0, em Viena. McClean foi o autor do único gol da partida. A Sérvia, que era líder até o início da rodada, empatou com País de Gales e ocupa a vice-liderança. Geórgia e Moldávia seguem fazendo figuração na chave. 

Lewandowski (centro) comandou mais uma vitória da Polônia
Mais uma atuação memorável do atacante Lewandowski, autor de dois gols, deu a vitória à Polônia sobre a Romênia por 3 a 0, fora de casa. Grosicki marcou o outro tento do líder do Grupo E, com dez pontos. Montenegro, que perdeu de virada para a Armênia, está em segundo, com sete. E a próxima rodada reserva o duelo entre líder e vice-líder, em território montenegrino. 

Cahill marcou um dos gols ingleses na vitória sobre a Escócia
Ao seu melhor estilo, a Inglaterra usou o jogo aéreo para vencer o clássico britânico contra a Escócia por 3 a 0, no mítico Wembley. Sturridge, Lallana e Cahill marcaram os gols do "English Team", que lideram o Grupo E, com dez pontos, Dois a menos tem a Eslovênia, que derrotou Malta, fora, por 1 a 0. Na próxima rodada, os ingleses recebem a Lituânia, que é a quarta colocada da chave. 

Espanhóis comemoram mais um gol sobre a Macedônia, em casa
A líder do Grupo G é a Espanha, que recebeu a Macedônia, em Granada, e goleou por 4 a 0. Velkoski, contra, Vitolo, Monreal e Aduriz anotaram os gols da Fúria, que estão no topo da tabela, com dez pontos. Mesma pontuação da Itália, que perde nos critérios de desempate, e que goleou Liechtenstein pelo mesmo placar. Israel, que vem fazendo boa campanha até aqui, é terceiro, com um ponto a menos. 

Bélgica tem o melhor ataque das Eliminatórias: 21 gols marcados
No Grupo H, a Bélgica massacrou mais um adversário do grupo. Após fazer 6 a 0 em Gibraltar, os belgas aplicaram 8 a 1 na Estônia, na capital Bruxelas. Lukaku e Mertens, dois cada, Meunier, Hazard, Carrasco e Klavan, contra, fizeram os gols dos Diabos Vermelhos, que seguem com 100% de aproveitamento e líder da chave, com 12 pontos. Na próxima rodada, enfrentam a vice-líder Grécia, que empatou em 1 a 1 com a Bósnia. 

Marcelo Brozovic foi o destaque croata na vitória sobre a Islândia
Nada de diferente no Grupo I. A Croácia continua não dando chance aos rivais e lidera, com dez pontos. Com dois gols de Brozovic, meia da Inter de Milão, os croatas derrubaram a Islândia, sensação da última Eurocopa, por 2 a 0, em casa. A Ucrânia, que derrotou a Finlândia por 1 a 0, é vice-líder, com oito. 

As Eliminatórias europeias voltam em março, entre os dias 24 e 26 de março, com promessa de bons jogos e algumas definições de quais países encaminharão suas vagas para a Rússia, em 2018. E o Giro pela Europa acompanhará a sequência da disputa. Aguardem!

*Crédito das fotos: Divulgação/Sites oficiais