quarta-feira, 15 de abril de 2015

Um passo gigante para a semifinal


Uma noite de sonho para o Barcelona e de pesadelo para o PSG e o zagueiro David Luiz, que não esquecerá Luis Suárez tão cedo. O time catalão derrotou os franceses por 3 a 1, no Parc des Princes, nesta quarta-feira. O resultado praticamente encaminha a vaga do Barça nas semifinais da Liga dos Campeões. Para se classificar, o time parisiense precisará vencer os espanhóis por três gols de diferença, na próxima terça, no Camp Nou.  

Com desfalques importantes, Ibrahimovic sendo o principal deles, o PSG adotou uma postura mais cautelosa, apostando em contra-ataques para surpreender o Barcelona. Em um deles, Maxwell serviu Matuidi, que cruzou rasteiro, mas Pastore errou bisonhamente a finalização. O time catalão respondeu aos 13 minutos, quando Messi carimbou a trave direita. Era o prenúncio do que estava por vir. 

Em roubada de bola de Busquets, Messi serviu Neymar, que chutou na saída de Sirigu para colocar o time catalão em vantagem. Logo em seguida, o PSG sofreu outro golpe ao perder o capitão Thiago Silva, que saiu lesionado. O compatriota David Luiz entrou em seu lugar sem saber o que lhe aguardava na partida. 

Com Lavezzi e Pastore longe de suas atuações mais inspiradas, deixando Cavani isolado na frente, o PSG deu claros sinais da falta que seu astro maior, Ibrahimovic, faz ao time. 

Na segunda etapa, os anfitriões esboçaram uma pressão nos primeiros minutos, mas sem levar muito perigo à meta de Ter Stegen. Já os ataques dos catalães davam calafrios na defesa do PSG. 

Aos 22 minutos, Suárez recebeu na direita, aplicou uma caneta em David Luiz, passou por Marquinhos e chutou para aumentar a vantagem do Barcelona na partida. A cena se repetiria minutos depois: drible por entre as pernas do uruguaio em cima do brasileiro e finalização precisa no ângulo: 3 a 0. 

Ainda houve tempo para o PSG diminuir com o lateral Van der Wiel. No entanto, a vantagem construída pelo Barcelona é confortável. Já o sono de David Luiz esta noite...

*Crédito da imagem: Divulgação/uefa.com

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Segunda Divisão das Ligas Europeias - A agonia de clubes tradicionais


No último post, o Giro pela Europa falou sobre a briga pelo acesso nas Segundas Divisões das principais ligas europeias. Hoje, o assunto é a luta de três times tradicionais para evitar o rebaixamento à Terceira Divisão de seus respectivos países, aumentando assim o sofrimento de suas fanáticas torcidas. 

O primeiro deles é o Millwall Football Club. O clube, fundado no longínquo ano de 1885, ocupa a penúltima posição na Segundona Inglesa, com 36 pontos, sete a menos que o primeiro time fora da zona de rebaixamento (Roterham). 

O Millwall já conquistou a Segunda, Terceira e a Quarta Divisão de seu país, mas sua maior façanha foi ter disputado a decisão da Copa da Inglaterra com o poderoso Manchester United, perdendo por 3 a 0. O clube, ao lado do West Ham, protagonizam o Dérbi do Leste de Londres, sendo essa uma das maiores rivalidades não só da Inglaterra, mas também do Reino Unido. O Millwall leva vantagem no confronto direto (38 vitórias contra 34 do rival). 

Na Espanha, o Racing Santander abre a zona de rebaixamento, com 32 pontos. A campanha do time, ausente da elite há três temporadas, é decepcionante: oito vitórias, oito empates e 17 derrotas, com o quarto pior ataque da competição. O Racing Santander já teve em seu elenco jogadores do porte de Francisco Gento, maior vencedor da Liga dos Campeões, com seis troféus. Dentre os brasileiros que já defenderam os Verdiblancos está o volante Felipe Melo, que atualmente é ídolo no Galatasaray. 

Em situação ainda mais difícil está o Brescia, na Série B italiana. O clube, fundado em 1911, ganhou notoriedade em 2000, quando Roberto Baggio assinou com o clube pelo qual encerrou sua vitoriosa carreira. A camisa 10 foi aposentada e o clube passou a ser conhecido como "Brescia Baggio". Outro orgulho do Brescia é o fato de ter revelado para o futebol o meia Andrea Pirlo, campeão da Copa de 2006 com a Squadra Azzurra.

*Crédito da imagem: Divulgação/Site Oficial