terça-feira, 28 de abril de 2015

O modesto Bournemouth faz história


Pela primeira vez em seus 116 anos de história, o Bournemouth participará da elite do futebol inglês a partir da temporada 2015/2016. O pequeno time do sudoeste do país garantiu sua vaga ao derrotar o Bolton por 3 a 0, no Goldsands Stadium. 

Fundado em 1899, o Bournemouth tem registrada como maior façanha a vitória sobre o poderoso Manchester United, na Copa da Inglaterra de 1984. O técnico na época era Harry Redknapp, que havia encerrado a carreira de jogador e dava seus primeiros passos fora das quatro linhas. O filho de Harry, Jamie, estreou no Bournemouth aos 16 anos antes de partir rumo ao Liverpool, clube no qual teve grande passagem e conquistou títulos. 

Apesar de modesto, o Bournemouth ostenta uma campanha de gente grande na Championship. Em 45 partidas, foram 25 vitórias, 12 empates e apenas oito derrotas. A equipe tem o melhor ataque da competição, com 95 gols marcados e 45 sofridos, resultado em um impressionante saldo de 50.

Marc Pugh, Matt Ritchie, ambos na primeira etapa, e Callum Wilson anotaram os gols que deram o acesso aos Cherries como o clube é chamado. Com 87 pontos, o time ainda pode ser campeão da Segundona Inglesa, pois tem um a menos que o Watford. Na última rodada, o Bournemouth encara o Charlton Athletic, fora de casa. O Watford recebe o Sheffield Wednesday, no Vicarage Road. 

*Crédito da imagem: Clive Rose




segunda-feira, 27 de abril de 2015

Bayern de Munique tricampeão alemão antecipado


O tricampeonato alemão do Bayern de Munique era apenas questão de tempo. E ele veio no último domingo, após o tropeço do Wolfsburg, que foi derrotado por 1 a 0 pelo Borussia Mönchengladbach, fora de casa, em jogo válido pela 30ª rodada.

É bem verdade que o empate sem gols entre as duas equipes já garantia o troféu por antecipação aos bávaros, mas o gol de Max Kruse, aos 45 do segundo tempo, sacramentou a conquista do Bayern, que chegou ao 25º título nacional, restando quatro partidas para o término da competição.

Com a conquista, o Bayern aumenta ainda mais a diferença no rol de maiores vencedores do Campeonato Alemão. O segundo clube com mais títulos no país é o Nuremberg, atualmente na Segunda Divisão, com nove títulos. Quase três vezes a menos que os bávaros! Em seguida, vem o Borussia Dortmund, com oito. Confira mais abaixo a lista completa dos campeões. 

Mais uma vez, o Bayern de Munique nadou de braçada na Bundesliga. Os números da campanha explicitam o abismo que há entre o time bávaro e os demais. Em 30 partidas até aqui, foram 24 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. 

A equipe comandada por Guardiola marcou 77 gols e sofreu apenas 13. Destes 77, 33 foram anotados por Robben e Lewandowski, que ainda disputam a artilharia da competição com Alexander Meier,do Eintracht Frankfurt, que lidera a lista, com 19 gols. 

Com o tricampeonato alemão assegurado, o Bayern irá em busca da tríplice coroa na temporada. Nesta terça-feira, o time faz o clássico contra o Borussia Dortmund, na Allianz Arena, pela semifinal da Copa da Alemanha. O jogo terá transmissão da ESPN Brasil, às 15h20 (de Brasília).

O maior desafio do Bayern, porém, é a semifinal da Liga dos Campeões, na qual o time terá dois jogos contra o Barcelona, com um trio de ataque (Messi, Neymar e Suárez) que já marcou 97 gols na temporada. No dia 6 de maio, o jogo será no Camp Nou. As duas equipes voltam a se encontrar no dia 12, na Allianz Arena. 

Lista completa dos campeões do Campeonato Alemão:
Bayern de Munique - 25 títulos
Nuremberg - 9 títulos
Borussia Dortmund - 8 títulos
Schalke 04 - 7 títulos
Hamburgo - 6 títulos
Borussia Mönchengladbach e Stuttgart - 5 títulos
Kaiserslautern e Werder Bremen - 4 títulos
Leipzig, Greuther Fürth e Colônia - 3 títulos
Viktoria Berlin, Hertha Berlin, Desdner e Hannover 96 - 2 títulos
Union Berlin, Freiburg, Phönix, Karlsruher, Holstein, Fortuna, Rapid Viena-AUT, Mannheim, Rot-Weiss, Eintracht Frankfurt, Munique 1860, Eintracht Braunschweig e Wolfsburg - 1 título

* Crédito da imagem: Divulgação/Site Oficial