quarta-feira, 3 de junho de 2015

Bologna e Pescara: disputa pela terceira e última vaga na elite italiana


Bologna ou Pescara. Um destes dois times ficará com a terceira e última vaga na elite do futebol italiano na temporada 2015/16. O primeiro jogo será nesta sexta-feira, no Estádio Adriático. O segundo será na próxima terça-feira, no Renato Dall'Ara. 

Para chegar a esta decisão do playoff de acesso, o Bologna, sete vezes campeão italiano, passou pelo Avellino. Já o Pescara, clube no qual o ídolo rubro-negro Júnior atuou, eliminou o também tradicional Vicenza. 

Caso o Bologna consiga o acesso, voltará à elite do Calcio apenas uma temporada depois de ser rebaixado. Já o Pescara esteve na Primeira Divisão pela última vez na temporada 2012/13, quando terminou na última posição. 


terça-feira, 2 de junho de 2015

Hamburgo: agoniza, mas não morre

Marcelo Díaz (E) comemora após marcar um golaço de falta

Mais uma vez, o tradicional Hamburgo, campeão europeu em 1983, ficou na corda bamba entre a permanência na elite do futebol germânico e a queda para a Segunda Divisão. O tradicional time do norte do país disputou, pela segunda temporada consecutiva, o playoff do rebaixamento, que prevê dois jogos entre o 16º colocado da Bundesliga e o terceiro colocado da Segundona alemã. 

O adversário desta vez era o Karlsruher. No primeiro jogo, na Imtech Arena, houve empate em 1 a 1. O critério de gol marcado fora de casa dava ao Karslruher, portanto, a vantagem do empate sem gols em seu estádio, Wildparkstadion, na última segunda-feira, no segundo jogo da repescagem. 

A pressão estava toda do lado do Hamburgo, que precisava de uma vitória simples para seguir como o único time da elite alemã que jamais foi rebaixado. Mas o time comandado por Bruno Labbadia pouco apresentou no primeiro tempo, tornando o goleiro dos anfitriões mero espectador da partida. 

O drama do Hamburgo ganhou cores mais vivas com o gol marcado por Reinhold Yabo, aos 33 minutos da etapa final. O que se viu a partir do gol do Karslruher foi uma pressão desesperada do Hamburgo em busca de ao menos um gol, que levaria o jogo para a prorrogação. No entanto, o goleiro dos anfitriões, Orlishausen, parecia decidido a confirmar o calvário dos visitantes. 

Eis que, aos 45 minutos, uma falta frontal à área do Karlsruher é marcada. Era tudo ou nada para o Hamburgo. O chileno Marcelo Díaz se apresentou para a cobrança e deu uma sobrevida ao time, marcando um golaço. 

O empate levou a partida para o tempo extra, no qual o Hamburgo marcou mais um gol, com Nicolai Müller. Ainda houve tempo para o goleiro Rene Adler defender um pênalti no último minuto da prorrogação, fazendo com que o Hamburgo continue ostentando o feito de ser o time que jamais caiu para a Segunda Divisão. 

*Crédito da imagem: Divulgação/Site Oficial

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Sabadão de títulos nas Copas Nacionais: Arsenal, Wolfsburg, PSG e Barcelona

Mesmo com  o término das principais ligas europeias (exceção feita ao Italiano, que se encerrou no último domingo), a bola continuou rolando em alguns gramados do Velho Continente. Arsenal, Wolfsburg, PSG e Barcelona foram campeões da Copa da Inglaterra, da Alemanha, da França e do Rei da Espanha, respectivamente, no último sábado. Confira abaixo como foram os títulos dos quatro clubes.

Na decisão da Copa da Inglaterra, a competição mais antiga do futebol mundial, o Arsenal não tomou conhecimento do Aston Villa, goleando por 4 a 0, no mítico estádio de Wembley. Walcott, Sanchez, Mertesacker e Giroud anotaram os gols dos Gunners, que conquistaram o 12º título do torneio, superando o rival Manchester United, que soma 11. 

Na Copa da Alemanha, o Wolfsburg frustrou a despedida de Jürgen Klopp do Borussia Dortmund. Os Lobos saíram atrás no placar, mas viraram a partida, vencendo por 3 a 1, no Olympiastadion, em Berlim. Destaque para o brasileiro Luiz Gustavo, autor de um dos três gols que deram o título inédito da Copa da Alemanha ao Wolfsburg.

Na Copa da França, Edinson Cavani marcou o gol da vitória sobre o Auxerre, no Stade de France, que garantiu o nono título da competição ao Paris Saint-Germain. Como já havia conquistado o Campeonato Francês e a Copa da Liga Francesa, o time da capital alcançou a Tríplice Coroa, a primeira em sua história. No entanto, o sonho de consumo do presidente do clube, Nasser Al-Khelaifi, é o título da Liga dos Campeões. Quem sabe na próxima temporada...

Na final da Copa do Rei da Espanha, entre Athletic Bilbao e Barcelona, a genialidade de Lionel Messi garantiu o 27º título da competição aos catalães. O camisa 10 marcou dois gols, um deles uma obra-prima, na vitória de 3 a 1 do Barça, no Camp Nou. Iñaki Williams descontou para o time basco.

Neymar também deixou sua marca e contribuiu para que o trio de ataque do time blaugrana, que também conta com o ótimo Suárez, chegasse a 120 gols na temporada. No próximo sábado, o Barcelona buscará a Tríplice Coroa diante da Juventus, na decisão da Liga dos Campeões, em Berlim.

*Crédito das imagens: Divulgação/Sites Oficiais