quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Eliminatórias Euro 2016: os classificados, os estreantes e o vexame holandês

Após as duas rodadas finais das Eliminatórias, foram definidos as 19 seleções que se classificaram automaticamente para a Euro 2016, além da França que já estava garantida por ser o país sede. Além dos dois melhores de cada grupo, a Turquia se classificou como melhor terceira colocada e não precisará disputar o playoff.

Ainda restam quatro vagas para a Euro 2016, que serão definidas através da repescagem. Oito seleções irão em busca da última chance: Bósnia e Herzegovina, Ucrânia, Suécia, Hungria, Dinamarca, Irlanda, Noruega e Eslovênia, sendo as quatro primeiras como cabeças-de-chave. O sorteio que definirá os confrontos será realizado no próximo domingo, dia 18, na Suíça. 

Três países farão suas estreias na Eurocopa: Albânia, Irlanda do Norte e Islândia, que surpreenderam e deixaram favoritos pelo caminho. O Giro pela Europa faz uma análise da situação final de cada um dos nove grupos. Confiram:

Após 32 anos, a seleção holandesa ficará fora de uma Eurocopa
Após 32 anos, a Holanda voltará a ficar ausente de uma Eurocopa. A seleção laranja decepcionou sua torcida e ficou fora da zona de classificação no Grupo A. Na última rodada, precisava vencer a já garantida República Tcheca, em casa, e torcer por um tropeço da Turquia contra a também já classificada Islândia. Os holandeses não fizeram nem a sua parte, perdendo por 3 a 2, proporcionando o maior vexame destas Eliminatórias. 

Belgas comemoram vitória e a futura liderança no ranking da FIFA
A Bélgica já entrou na última rodada classificada, mas a vitória sobre Israel por 3 a 1, na capital Bruxelas, foi muito comemorada. Além do primeiro lugar no Grupo B, os Diabos Vermelhos assumirão a liderança do ranking da FIFA pela primeira vez na história. País de Gales terminou em segundo na chave e também garantiu vaga direta na Euro 2016. 

Mario Gaspar (17) comemora na vitória da Fúria sobre a Ucrânia
No Grupo C, a Espanha fez valer seu favoritismo, se classificando em primeiro e ganhando moral para buscar seu quarto título da Eurocopa. Na última rodada, a Fúria derrotou a Ucrânia por 1 a 0, fora de casa, mandando o adversário para a repescagem e ajudando a Eslováquia, que venceu Luxemburgo e ficou com a segunda vaga direta da chave. 

Max Kruse comemora o gol da classificação alemâ à Euro 2016
No Grupo D, a atual campeão mundial Alemanha sofreu mais do que o esperado, mas garantiu sua vaga na Euro do próximo ano. Na última rodada, os germânicos receberam a fraca Geórgia, vencendo por 2 a 1. No duelo direto pela segunda vaga da chave, a Polônia derrotou a Irlanda pelo mesmo placar, se classificando de forma direta. E Lewandowski terminou as Eliminatórias com 13 gols marcados, igualando-se ao britânico David Healy como o maior artilheiro em uma só edição desta disputa. 

Seleção inglesa fez campanha perfeita nas Eliminatórias da Euro
Dez jogos, dez vitórias, 28 gols marcados e apenas três sofridos. Esta foi a campanha perfeita da Inglaterra no Grupo E das Eliminatórias. O English Team se deu o luxo de nem escalar Wayne Rooney na última rodada, contra a Lituânia, fora. E nem precisou, pois Kane e Barkley deram conta do recado, garantindo a vitória por 3 a 0. A Suíça ficou com a segunda vaga direta. 

A Irlanda do Norte disputará a Eurocopa pela primeira vez
No Grupo F, a Irlanda do Norte contrariou os prognósticos, garantindo sua classificação inédita para a Eurocopa, terminando em primeiro, com 21 pontos. A vaga foi garantida na penúltima rodada, após vitória de 3 a 1, em casa, sobre a lanterna Grécia. A Romênia também se classificou de forma direta com o triunfo sobre as Ilhas Faroe na derradeira partida. 

A Rússia, de Oleg Kuzmin, se classificou diretamente para a Euro
Com a classificação antecipada da líder Áustria, as emoções do Grupo G nas duas últimas rodadas ficaram por conta da disputa pela segunda vaga entre Rússia e Suécia. E os russos venceram seus dois compromissos, relegando os suecos, liderados por Ibrahimovic, à repescagem. 

Croatas comemoram classificação direta para a Euro 2016
No Grupo H tampouco faltou emoção na última rodada. Já classificada, a Itália acabou decidindo o segundo classificado da chave ao derrotar a Noruega por 2 a 1, de virada, jogando a vaga no colo da Croácia, que venceu Malta, fora, e acabou fazendo a festa com o tropeço do rival direto. A seleção nórdica terá de brigar por uma vaga na repescagem. 

Seleção albanesa é recebida pelo presidente do país (de terno)
Outra seleção a fazer história nestas Eliminatórias da Euro foi a Albânia. Os albaneses ficaram com a segunda vaga direta do Grupo I, se classificando pela primeira vez na história para a Euro. O primeiro lugar ficou com Portugal, que carimbou seu passaporte para a França na penúltima rodada. A Dinamarca, que abusou dos erros, terá de disputar a repescagem. 

*Créditos das imagens: Divulgação