quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Liga dos Campeões 2015/16: análise dos grupos


Em sorteio realizado nesta quinta-feira, em Mônaco, foram definidos os oito grupos da Liga dos Campeões 2015/16 cujo palco da final será o estádio Giuseppe Meazza, em Milão. A Uefa adotou procedimento diferente dos últimos anos, colocando como cabeças de chave os oito campeões das principais ligas europeias de acordo com o ranking da entidade.

A medida acabou gerando alguns desequilíbrios, colocando PSG e Real Madrid no mesmo grupo, o mesmo acontecendo com Juventus e Manchester City. Em contrapartida, o Grupo H não apresenta clubes que possam ser considerados potências no âmbito continental. O Giro pela Europa faz a seguir uma análise dos oito grupos da Liga dos Campeões. Confiram. 

Grupo A - PSG, Real Madrid, Shakhtar Donetsk e Malmö
Mais uma vez, presenciaremos o duelo entre Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo. Na repescagem para a Copa do Mundo, entre Portugal e Suécia, o atacante do Real brilhou, levando a melhor e garantindo seu país no Mundial disputado no Brasil. Os dois são favoritos para conseguirem as vagas para as oitavas. E Ibra ainda terá um duelo afetivo contra o Malmö, clube que o revelou.

Grupo B - PSV, Manchester United, CSKA Moscou e Wolfsburg
Tanto o técnico, Louis Van Gaal, quanto o elenco e torcedores do Manchester United não podem reclamar do sorteio. O time inglês escapou de cair nos grupos dos bichos-papões, ficando em uma chave perfeitamente acessível para terminar em primeiro lugar. PSV, atual campeão holandês, CSKA e Wolfsburg prometem uma disputa eletrizante pela segunda vaga. 

Grupo C - Benfica, Atlético de Madrid, Galatasaray e Astana
Outro time que pode comemorar é o Atlético de Madrid. O clube da capital espanhola é favorito para ser o líder desta chave e confirmar seu crescimento dos últimos anos, quando chegou à decisão na penúltima temporada. Benfica e Galatasaray disputam a segunda vaga e o estreante Astana, do Cazaquistão, deve desfrutar a oportunidade de estar entre os grandes. 

Grupo D - Juventus, Manchester City, Sevilla e Borussia Mönchengladbach
Sorteio sem o chamado "grupo da morte" não é sorteio. Eis aqui o grupo mais forte desta edição e que promete jogos interessantíssimos para os amantes do futebol europeu. Aponto o Manchester City como favorito a terminar em primeiro. Vice-campeã da última edição, a Juventus perdeu peças fundamentais do elenco e pode ser surpreendido pelo valente time do Sevilla, ficando de fora das oitavas de final. 

Grupo E - Barcelona, Bayer Leverkusen, Roma e BATE Borisov
Atual campeão e um dos favoritos ao título, o Barcelona tem obrigação de terminar em primeiro da chave. Nem a Roma e muito menos o Bayer Leverkusen, que já sofreu com Messi na competição anteriormente, têm forças para ameaçar os catalães. Mas italianos e alemães devem protagonizar uma boa disputa pela vaga restante. Já o BATE Borisov tentará evitar ser goleado pelos três. 

Grupo F - Bayern de Munique, Arsenal, Olympiacos e Dínamo Zagreb
O sorteio colocou mais uma vez alemães e ingleses frente a frente. O encontro entre os dois tem sido frequente, principalmente nas oitavas de final de edições anteriores. Os dois devem levar as duas vagas, com vantagem para o time bávaro, que se reforçou com o brasileiro Douglas Costa. 

Grupo G - Chelsea, Porto, Dínamo Kiev e Maccabi Tel-Aviv
José Mourinho  não deve ter escondido sua satisfação com o destino do Chelsea definido no sorteio. Os Blues têm tudo para terminarem em primeiro sem sustos. Time com grande tradição no torneio, do qual já foi campeão duas vezes, o Porto leva a segunda vaga. Croatas e israelenses são figurantes nessa disputa. 

Grupo H - Zenit, Valencia, Lyon e Gent
Se pode ser considerado o grupo mais fraco dentre os oito, este também é o único no qual vejo possibilidade de classificação para os quatro integrantes. Previsão de jogos interessantes e muito disputados, com a definição das duas vagas podendo ocorrer apenas na última rodada. 

*Crédito da imagem: Reprodução/Uefa