quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Liga dos Campeões: mais seis times carimbam vaga para as oitavas

A quinta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões serviu não apenas para mostrar o poderio ofensivo de times como Barcelona e Bayern, que não tiveram perdão de seus adversários. Mais da metade dos 16 integrantes das oitavas de final já estão definidos. 

Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid, Benfica, Juventus, Barcelona e Bayern carimbaram suas vagas nesta rodada enquanto que Zenit, Real Madrid e Manchester City já haviam garantido suas presenças na próxima fase da principal competição de clubes do Velho Continente. O Giro pela Europa apresenta um panorama de cada um dos oito grupos. Confiram. 

O PSG precisava apenas de um empate para garantir a segunda vaga do Grupo A. Mas fez bem mais que isso ao golear o Malmö por 5 a 0, fora de casa. Ibrahimovic deixou sua marca diante do clube que o revelou e se igualou a George Weah como maior artilheiro do clube parisiense em competições europeias (ambos com 16 gols). O líder da chave é o Real Madrid, que ganhou do Shakhtar Donetsk por 4 a 3, fora de casa.

A briga pelas duas vagas do Grupo B segue muito acirrada. O Wolfsburg deu um grande passo para a classificação ao derrotar o CSKA por 2 a 0, em Moscou. Akinfeev, contra, e Schürrle anotaram os gols dos Lobos, que lideram a chave, com nove pontos. No Old Trafford, o Manchester United não saiu de um empate sem gols com o PSV. O time inglês é o segundo, com oito, seguido de perto pelos holandeses, que somam sete. 

As duas vagas do Grupo C foram preenchidas nesta quinta rodada. Atlético de Madrid e Benfica estão nas oitavas após vitória sobre o Galatasaray e empate com o Astana, respectivamente.Os dois times somam dez pontos, mas os Colchoneros levam a melhor nos critérios de desempate. 

Assim como no Grupo C, a situação no Grupo D já está resolvida. Com a vitória sobre o Manchester City por 1 a 0, em Turim, a Juventus assegurou sua vaga entre os 16 melhores times do torneio. Mandzukic anotou o gol bianconero após cruzamento do brasileiro Alex Sandro. Os ingleses, com nove pontos e na segunda colocação da chave, já haviam garantido a classificação. 

Uma goleada avassaladora sobre a Roma, no Camp Nou, confirmou a classificação quase que óbvia do Barcelona. Messi, Suárez, Neymar e companhia impuseram 6 a 1 sobre os italianos. O uruguaio mais uma vez se destacou, marcando dois gols, um deles uma pintura, pegando de voleio. Messi também marcou dois. O time catalão é o líder isolado, com 13 pontos. Em segundo está o Bayer Leverkusen, com cinco. Mesma pontuação da Roma, que encara o lanterna BATE Borisov e pode se classificar dependendo da combinação de resultados.

Um dos favoritos ao título desta edição, o Bayern confirmou o favoritismo no Grupo F. Os bávaros precisaram de 20 minutos para liquidar o Olympiacos, na Allianz Arena. Douglas Costa, Lewandowski, Müller e Coman anotaram os gols da fácil vitória bávara. No Emirates Stadium, o Arsenal fez sua parte e goleou o Dínamo Zagreb e ainda segue com chances de classificação. Na última rodada, os Gunners encaram o Olympiacos, em Atenas, em confronto direto pela segunda vaga da chave. 

O Grupo G sofreu uma reviravolta. O Chelsea, que até então vinha em baixa na temporada, ressurgiu para assumir a liderança da chave, com dez pontos, após goleada de 4 a 0 sobre o lanterna Maccabi Tel-Aviv, fora. O Porto, que poderia ter garantido sua vaga, decepcionou ao ser derrotado em casa pelo Dínamo de Kiev. Na última rodada, os portugueses vão a Londres encarar o Chelsea enquanto o time ucraniano recebe o Maccabi. E o que se configurava uma vaga quase certa pode se tornar em eliminação para o Porto. 

No Grupo H, o Gent soube aproveitar o tropeço do Valencia, que perdeu para o líder Zenit, para assumir a segunda colocação da chave. Milicevic e Coulibaly marcaram os gols do time belga, que recebe os russos na última rodada. Já o Valencia recebe o já eliminado Lyon, precisando vencer e torcer por um tropeço do Gent. 

*Crédito das fotos: Divulgação/Sites Oficiais