quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Análise dos grupos - Liga dos Campeões 2016/17


Em sorteio realizado nesta quinta, no Principado de Mônaco, foram definidos os grupos da Liga dos Campeões 2016/17, que terá como palco da final o Millenium Stadium, em Cardiff, no País de Gales. A primeira rodada do principal torneio de clubes do Velho Continente está marcada para os dias 13 e 14 de setembro. Já a decisão acontecerá no dia 3 de junho de 2017.

Atual campeão, o Real Madrid não caiu em um grupo fácil e terá como adversários Borussia Dortmund e Sporting. Outro grupo bem complicado reúne Bayern de Munique, Atlético de Madrid e PSV. O Giro pela Europa faz uma análise dos oito grupos, apontando os possíveis classificados para as oitavas de final. Confiram abaixo:

Grupo A - PSG, Arsenal, Basel e Ludogorets
Franceses e ingleses têm tudo para passarem às oitavas sem sustos, confirmando o favoritismo em virtude de elencos milionários. Mas nunca é demais lembrar a capacidade da equipe londrina se complicar com adversários de menor expressão - na última temporada, quase perdeu a vaga para o Olympiacos - e o Basel pode aproveitar os vacilos dos comandados de Arsène Wenger. 

Grupo B - Benfica, Napoli, Dínamo de Kiev e Besiktas
Equilíbrio é a melhor palavra para descrever a situação deste grupo, que promete jogos muito duros e com os quatro times sonhando com chances de classificação. Benfica e Napoli perderam peças importantes de seus respectivos elencos e não podem ser vistos como favoritos absolutos na chave. Dínamo de Kiev e Besiktas podem se apresentar como adversários bem incômodos para portugueses e italianos, 

Grupo C - Barcelona, Manchester City, Borussia Mönchengladbach e Celtic
O sorteio colocou Barcelona e Pep Guardiola, no comando do City, frente a frente. Promessa de jogos muito interessantes já que o técnico conhece (e muito) o elenco catalão e pode dificultar as coisas para Messi & companhia. Já os alemães do Borussia M'Gladbach e o Celtic brigarão pelo terceiro lugar, que garante uma vaga em uma das fases da Liga Europa. 

Grupo D - Bayern de Munique, Atlético de Madrid, PSV e Rostov
Alemães e espanhois, que se enfrentaram na semifinal da última edição, agora medirão forças na fase de grupos. E os dois brigarão palmo a palmo pela liderança da chave. PSV pode tirar alguns pontos dos dois nos jogos em Eindhoven. E o Rostov, que eliminou o tetracampeão Ajax, já pode comemorar o feito e se contentar em disputar a competição pela primeira vez em sua história.

Grupo E - CSKA Moscou, Bayer Leverkusen, Tottenham e Monaco
Outro grupo muito equilibrado e que não apresenta um gigante do continente para ser apontado como favorito. As quatro equipes apresentam chances de classificação às oitavas de final. O confronto direto tem grande chance de ser critério de desempate na definição de vagas para para a fase seguinte.

Grupo F - Real Madrid, Borussia Dortmund, Sporting e Légia Varsóvia
Cristiano Ronaldo, eleito o Melhor Jogador Europeu da última temporada, reencontrará o Sporting, clube que o revelou. Os merengues são favoritos à liderança da chave, mas não podem se descuidar. Principalmente com o Borussia Dortmund, difícil de ser batido em seus domínios. E o Légia Varsóvia tem muito a lamentar após o sorteio. 

Grupo G - Leicester City, Porto, Brugge e Copenhague
O surpreendente campeão inglês da última temporada deu sorte, escapando de concorrentes mais fortes (Arsenal, Atlético de Madrid e Borussia Dortmund). Mas terá o Porto, que passou com autoridade pela Roma na fase de classificação, pela frente. O time português, em tese, é a maior força da chave, que ainda terá a disputa entre Brugge e Copenhague pela terceira vaga. 

Grupo H - Juventus, Sevilla, Lyon e Dínamo Zagreb
Italianos e espanhois voltam a se encontrar na fase de grupos. Na última temporada, uma vitória para cada time. Além deles, o Lyon brigará por uma das duas vagas para as oitavas de final. E conta com o artilheiro Lacazette para incomodar os rivais. Jà o Dínamo Zagreb tentará não fazer feio ao menos nos jogos em casa. 

*Crédito da imagem: Divulgação/Uefa