quinta-feira, 9 de abril de 2015

Segunda Divisão das Ligas Europeias - A disputa pelo acesso


Hoje, o assunto principal do post será diferente e sem a pompa de nomes como Messi, Cristiano Ronaldo e dos principais clubes do Velho Continente. O Giro pela Europa abordará a reta final da Segunda Divisão nas principais ligas. Times tradicionais, outros nem tanto, podem retornar à elite de seus respectivos países, dando um pouco mais de alegria aos seus fanáticos torcedores. 

Escolhi pelo escudo do Bologna para retratar a matéria, mas falarei de outros times que vivem a expectativa de conseguir o acesso. Confiram a análise das principais ligas em seus momentos decisivos abaixo. 

Inglaterra - A cinco rodadas do fim da Championship, a situação está totalmente indefinida sobre as vagas diretas para a Premier League. O surpreendente AFC Bournemouth lidera, com 77 pontos. No entanto, a diferença entre o primeiro e o sexto colocado é de apenas seis pontos. O Norwich City atualmente ocupa a segunda vaga direta para o acesso. Ao fim do campeonato, haverá um playoff para definir o terceiro classificado. Os confrontos de momento seriam: Watford (3º colocado) x Wolverhampton (6º) e Middlesbrough (4º) x Derby County (5º). 

Itália - O modesto Carpi talvez seja a maior surpresa entre os clubes que lideram a Segunda Divisão entre as principais ligas. O clube passou a maior parte de sua história no amadorismo, chegando a falir no ano 2000. Em seguida, passou por uma reestruturação e ostenta 12 pontos de vantagem em relação ao tradicional Bologna (68 a 56). O Vicenza é o terceiro colocado, com 53 pontos, brigando diretamente com o Bologna por uma vaga direta à elite italiana. 

Espanha - Após uma última temporada desastrosa, sendo rebaixado, o Real Bétis tenta retornar à elite espanhola. Os gols do artilheiro Rubén Castro têm sido decisivos para o time da Andaluzia liderar a tabela, com 62 pontos. A segunda colocação é ocupada pelo Girona, clube da região da Catalunha. A terceira vaga para a elite é definida em um playoff envolvendo times do terceiro ao sexto lugar. Os confrontos de momento seriam: Sporting Gijón (3º) x Zaragoza (6º) e Las Palmas (4º) x Valladolid (5º). 

Alemanha - Com apenas 11 anos de vida, o modesto Ingolstadt 04 lidera a Segunda Divisão do país, com 52 pontos, a sete rodadas do fim. O tradicional Kaiserslautern é o segundo colocado e tenta retornar à elite do futebol alemão após três temporadas. O clube é um dos fundadores da Bundesliga e revelou o lendário atacante Fritz Walter, campeão mundial em 1954, e que dá nome ao estádio do time. A terceira vaga é definida entre o terceiro colocado da Segunda Divisão e o 16º colocado da Primeira. Na situação atual, o Darmstadt 98 disputaria um lugar ao sol com o Hamburgo, único time que disputa a elite do país a jamais ter sido rebaixado. Sim, o poderoso Bayern de Munique já jogou as divisões inferiores da Alemanha. 

França - Restam oito rodadas para o término da Ligue 2, como é conhecida a Segunda Divisão Francesa. O Troyes, que conta com dois brasileiros em seu elenco, lidera com 60 pontos, nove a mais que o Angers, que já venceu a competição duas vezes (1969 e 1976). O GFC Ajaccio é o terceiro. Os três primeiros sobem direto para a Ligue 1. 

Portugal - Ao lado da Segundona Inglesa, a divisão de acesso de Portugal é a que apresenta maior equilíbrio na reta final, com apenas um ponto separando o líder do segundo colocado. O Desportivo Chaves tem a vantagem mínima sobre o Tondela (67 a 66), a nove rodadas do fim. O União da Madeira, que não disputa a Primeira Divisão desde a temporada 1994/95, ainda está na briga pelo acesso.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Páscoa recheada de gols


Após uma pausa para a disputa das Eliminatórias da Euro 2016, os campeonatos nacionais pela Europa voltaram com tudo no último fim de semana no qual foi comemorada a Páscoa. E não faltaram chocolates distribuídos por alguns times sobre seus adversários. 

O time que teve a Páscoa mais doce foi o Real Madrid, que aplicou 9 a 1 (!!!) no modesto Granada, no último domingo, no Santiago Bernabéu. Melhor Jogador do Mundo, Cristiano Ronaldo anotou cinco gols, retomando assim a artilharia do Espanhol, com 36 tentos, quatro a mais que Lionel Messi. Benzema, duas vezes, Bale e Maiz, contra, completaram o massacre dos merengues, que seguem quatro pontos atrás do rival Barcelona (67 a 71). 

No Campeonato Inglês, o Arsenal foi o responsável por tornar a Páscoa do Liverpool bem amarga ao impor 4 a 1 sobre o rival. Os Gunners praticamente garantiram a incontestável vitória no primeiro tempo, quando abriu 3 a 0. Bellerín, Özil e Alexis Sánchez fizeram a alegria dos torcedores presentes ao Emirates Stadium. Jordan Henderson chegou a diminuir para os visitantes, mas Giroud anotou o quarto dos londrinos, que saborearam mais uma vitória na Premier League. 

No Campeonato Alemão, o líder Bayern de Munique foi econômico, fazendo apenas 1 a 0 no rival Borussia Dortmund, fora de casa, no último sábado. Lewandowski, ex-jogador dos aurinegros, marcou o único gol da partida, que deixa os bávaros cada vez mais próximos do tricampeonato. Apesar do placar magro, os torcedores do Bayern não têm do que reclamar da passagem do coelhinho pelo Westfalenstadion. 

Na França e na Itália, não houve goleadas, mas tanto Paris Saint-Germain quanto a Juventus também se saíram bem durante a festividade cristã. A Vecchia Signora, como a Juve é chamada, derrotou o Empoli por 2 a 0, manteve a confortável vantagem de 14 pontos para a rival Roma e vê o tetracampeonato ficar cada vez mais perto. 

Já os parisienses venceram o clássico contra o Olympique Marselha por 3 a 2, no Vélodrome, seguindo na liderança da Ligue 1, com 62 pontos, um a mais que o Lyon. O zagueiro Marquinhos, constantemente convocado por Dunga para a Seleção, anotou um dos gols da vitória do PSG.

Em Portugal, o chocolate veio com um dia de atraso. Após um domingo sem partidas, exatamente devido à Páscoa, o Porto recebeu o Estoril, nesta segunda-feira, e se lambuzou com uma goleada de 5 a 0 sobre o adversário. Quaresma, dois, Óliver Torres, Aboubakar e o brasileiro Danilo, já negociado com o Real Madrid, marcaram no triunfo portista. O resultado volta a encurtar a diferença para o rival Benfica (68 a 65).

*Crédito da imagem: Divulgação/Site Oficial