sexta-feira, 10 de junho de 2016

Euro 2016 e dez curiosidades da história do torneio


Principal competição de seleções do Velho Continente, a Eurocopa chega à 15ª edição nesta sexta-feira, cercada de expectativas e também envolta em questões polêmicas. O torneio continental aumentou de tamanho, de 16 para 24 seleções, e terá a França como país-sede mais uma vez. Os anfitriões fazem o jogo de abertura contra a Romênia, no Stade de France. 

Apontados como um dos favoritos, os franceses, comandados por Didier Deschamps, terão como principais adversários na briga pelo tricampeonato a Alemanha, atual campeã mundial. E nunca é bom subestimar a tradição e o peso da camisa italiana. 

Portugal, Inglaterra e a Espanha, campeã nas duas últimas edições, também estão no páreo para levantar o troféu no dia 10 de julho, dia da grande decisão. O Giro pela Europa apresenta dez curiosidades da história da Eurocopa. Confiram:

. Apenas três seleções conquistaram a Euro como anfitriãs: a Espanha, em 1964, a Itália, em 1968, e a França, em 1984.

. Em três edições, a Eurocopa foi sediada por dois países. Em 2000 (Holanda e Bélgica), em 2008 (Áustria e Suíça) e em 2012 (Polônia e Ucrânia).

. Michel Platini, com nove gols marcados, é o maior artilheiro da história da competição. Mas Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic, com seis cada, e Rooney, com cinco, poderão superar essa marca na atual edição.

. Lilian Thuram (França) e Edwin Van der Sar (Holanda) são os jogadores com maior número de partidas disputadas na história da Euro: 16 cada.

. Dois países que já levantaram o troféu de campeão já não existem mais: a União Soviética, campeã em 1960, e a Tchecoslováquia, em 1976.

. Das principais seleções europeias, a Inglaterra é a única que ainda não sentiu o gostinho de ser campeã continental. Em duas oportunidades, o “English Team” foi terceiro colocado (1968 e 1996).

. Apenas a Espanha conseguiu o feito de ser campeã consecutivamente. A Fúria venceu as duas últimas edições (2008 e 2012).

. Apenas a seleção portuguesa foi derrotada em uma decisão na condição de anfitriã da Euro. Em 2004, sob o comando de Felipão, Portugal caiu diante da Grécia por 1 a 0.

. Em duas edições seguidas, o título da Eurocopa foi decidido no extinto “gol de ouro”. Em 1996, Bierhoff foi o herói da Alemanha contra a República Tcheca. Já em 2000, Trezeguet garantiu a taça aos franceses sobre a Itália.

. Capitão da seleção francesa em 2000, quando levantou o troféu, Didier Deschamps é o comandante dos “Bleus” na atual edição, tentando levar o país ao tricampeonato continental. 

*Crédito da imagem: Divulgação