quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Eliminatórias Euro 2016: surpresa Islândia e mais três seleções garantem vaga

Com mais uma rodada dupla das Eliminatórias da Euro 2016, quatro seleções carimbaram suas vagas e estarão na França, sede da próxima edição, no ano que vem: Inglaterra, Áustria, República Tcheca e a surpresa Islândia, que disputará a competição pela primeira vez na história. Ainda restam duas rodadas, que serão disputadas entre os dias 8 e 13 de outubro. 

Vale lembrar que os dois primeiros de cada grupo e o melhor terceiro colocado se classificam diretamente para a Eurocopa. Os demais terceiros colocados disputarão uma repescagem. O Giro pela Europa faz um panorama da situação de cada uma das nove chaves das Eliminatórias. Confiram abaixo: 

Jogadores da Islândia festejam a inédita classificação à Euro
No Grupo A, as duas vagas diretas já foram preenchidas. Uma delas pela surpreendente Islândia, que venceu a Holanda, em Amsterdã, no último dia 3, e confirmou sua inédita classificação ao empatar sem gols com o Cazaquistão na rodada seguinte. Quem também comemorou  foi a República Tcheca, que carimbou o passaporte ao derrotar a Letônia, fora de casa. 

O País de Gales, de Bale (centro), segue líder do Grupo B
O equilíbrio segue forte no Grupo B, que tem País de Gales na liderança, com 18 pontos. Um ponto a menos tem a Bélgica, que venceu seus dois jogos na rodada dupla. Israel, com 13 pontos, ainda sonha em beliscar uma das vagas diretas, mas não ficaria frustrado se disputasse a repescagem.

Juan Mata garantiu a vitória da Espanha sobre a Macedônia
No Grupo C, a Espanha ficou muito próxima da vaga ao vencer a Macedônia, fora, por 1 a 0. Juan Mata anotou o gol da Fúria, que lidera com 21 pontos. Eslováquia e Ucrânia, que empataram sem gols na última terça, seguem brigando pela segunda vaga do grupo. Os eslovacos somam 19 pontos e os ucranianos, 16.

Müller (13) marcou dois na vitória da Alemanha sobre a Escócia
Atual campeã mundial, a Alemanha também está bem próxima de confirmar sua classificação para a próxima Eurocopa. Pelo Grupo D, os germânicos derrotaram a Escócia por 3 a 2, fora de casa. A Polônia, segunda colocada, humilhou Gibraltar, goleando por 8 a 1. A Irlanda, com 15 pontos, ainda sonha com uma das vagas diretas. Nem que seja como o melhor terceiro colocado.

Wayne Rooney se tornou o maior artilheiro da seleção inglesa
No Grupo E, a Inglaterra já entrou classificada para enfrentar a Suíça, na última terça-feira. Mesmo assim, não entrou acomodada e venceu por 2 a 0, em Wembley. Wayne Rooney marcou o seu gol de número 50 com a camisa do "English Team", se tornando o maior artilheiro da história de sua seleção e ultrapassando a lenda Bobby Charlton. Harry Kane, atacante do Tottenham, marcou o outro gol dos anfitriões. 

A Irlanda do Norte tropeçou, mas segue líder de seu grupo
No Grupo F, a Irlanda do Norte desperdiçou grande chance de garantir vaga antecipada ao empatar com a Hungria por 1 a 1, em casa. Mas os britânicos seguem na liderança, com 17 pontos. A classificação pode vir na próxima rodada, pois o adversário é a lanterna Grécia, que somou apenas três até o momento. Romênia e Hungria também estão na briga por uma das vagas diretas. 

Martin Harnik comemora na goleada da Áustria sobre a Suécia
A Áustria não tomou conhecimento da Suécia, com Ibrahimovic em campo, goleando por 4 a 1, fora de casa, e carimbando seu passaporte para a França. Os austríacos fazem campanha impecável, permanecendo invictos, com sete vitórias e um empate. Com o revés, os suecos perderam o segundo posto da chave para a Rússia, que fez 7 a 0 na seleção de Liechtenstein. 

De Rossi marcou o gol que deixou a Itália perto da vaga na Euro
Um gol solitário de pênalti marcado por De Rossi deixou a Itália com a faca e o queijo na mão para garantir sua vaga no Grupo H. A Azurra derrotou a Bulgária por 1 a 0, em Palermo, chegou a 18 pontos e pode confirmar a classificação na próxima rodada, contra o Azerbaijão, fora de casa. A Croácia, que chegou a ocupar a liderança, caiu para terceiro ao perder para a Noruega por 2 a 0. Os escandinavos agora estão em segundo, com 16 pontos. 

Miguel Veloso foi o herói da vitória lusa sobre a Albânia
No Grupo I, Portugal soube aproveitar bem os dois tropeços da Dinamarca para assumir a liderança do grupo e ficar muito próximo da vaga para a Euro. Os lusos tiveram dificuldades, mas derrotaram a Albânia, fora de casa, por 1 a 0. O craque Cristiano Ronaldo passou em branco e coube a Miguel Veloso assumir a condição de protagonista e garantir o triunfo português. 

*Créditos das imagens: Reprodução/Facebook e Sites Oficiais