sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Eliminatórias europeias Copa 2018: análise após três rodadas

Passadas três rodadas, as eliminatórias europeias para a Copa de 2018 apresentam alguns dados significativos e até mesmo surpreendentes. Quatro seleções ostentam 100% de aproveitamento: Suíça, Alemanha, Bélgica e Grécia. Quatro também são as seleções que ainda não tiveram suas redes balançadas: Alemanha, Bélgica, Inglaterra e a surpresa Azerbaijão, que vem fazendo um bom papel até aqui na disputa. 

A Bélgica é outro destaque das eliminatórias europeias. Além de estar com 100% de aproveitamento e não ter sofrido gols, detém o ataque mais positivo da competição, com 13 gols anotados, seis deles na fácil vitória sobre Gibraltar. 

A artilharia da disputa está dividida entre Lewandowski e Cristiano Ronaldo, que marcaram cinco gols cada. O Giro pela Europa traz um panorama da situação de cada um dos nove grupos das eliminatórias. Confira abaixo. 

Pogba é abraçado pelos companheiros após marcar contra a Holanda
França e Suécia lideram o Grupo A, ambos com sete pontos. Os gauleses derrotaram a Holanda, em Amsterdã, por 1 a 0. Pogba marcou o gol que deixou os "Bleus" no topo da tabela. Já os suecos receberam a Bulgária, em Solna, e conseguiram vitória mais categórica: 3 a 0. E as duas seleções se enfrentam na próxima rodada, em solo francês. 

Suíços comemoram mais uma vitória e 100% de aproveitamento
Imbatível até o momento, a Suíça lidera o Grupo B, com nove pontos conquistados. E os helvéticos têm tudo para manter os 100% já que enfrentam a modesta Ilhas Faroe, em casa, na próxima rodada. O vice-líder da chave é Portugal que, após sofrer derrota na estreia, emendou duas goleadas por 6 a 0 sobre Andorra e Ilhas Faroe. Os lusos enfrentam a Letônia na próxima rodada. 

Khedira (camisa 6) marcou um dos gols da vitória dos alemães
Atual campeã do mundo, a Alemanha foi amplamente superior em suas três vitórias (Noruega, República Tcheca e Irlanda do Norte), liderando assim o Grupo C, com nove pontos e 100% de aproveitamento. Draxler e Khedira anotaram os gols do triunfo sobre os britânicos. A surpresa fica por conta do vice-líder Azerbaijão, que arrancou um empate com os tchecos, fora de casa, e somam sete pontos. 

Mitrovic e Tadic comandaram a vitória da Sérvia sobre a Áustria
A líder do Grupo D é a Sérvia, que soma os mesmos sete pontos que a Irlanda, mas leva a melhor nos critérios de desempate. O time suou, mas venceu a Áustria por 3 a 2, em casa. Mitrovic (dois) e Tadic anotaram os gols, que garantiram os sérvios na liderança. Tanto Sérvia quanto Irlanda têm compromissos difíceis na próxima rodada, ,enfrentando País de Gales e Áustria, respectivamente. E ambos fora de casa. 

Lewandowski é um dos artilheiros das Eliminatórias europeias
Polônia e Montenegro dividem a liderança do Grupo E, com sete pontos. Ambos conquistaram vitórias apertadas sobre Armênia e Dinamarca, respectivamente. Lewandowski tem sido o grande nome dos poloneses, principalmente no jogo contra os escandinavos, quando marcou os três gols da vitória. E Montenegro tem em seu elenco jogadores habilidosos como Jovetic. A Romênia, com cinco pontos, acompanha os dois de perto. 

Hart salva a Inglaterra de derrota para a Eslovênia, fora de casa
A Inglaterra está no topo do Grupo F graças a um nome: Joe Hart. O goleiro foi o grande responsável pelo empate com a Eslovênia, fora de casa, com defesas com alto grau de plasticidade e dificuldade. Na próxima rodada, os ingleses recebem a Escócia, que vem decepcionando até aqui, ocupando o quarto lugar da chave. Em segundo lugar está a surpreendente Lituânia, que venceu o saco de pancadas Malta na rodada. 

O atacante Nolito deixou sua marca na vitória da líder Espanha
Após deixar a vitória escapar diante da Itália, fora de casa, a Espanha encarou a Albânia e fez o que dela se espera: confirmou o favoritismo, vencendo por 2 a 0, gols de Diego Costa e Nolito. A Itália teve mais dificuldade para passar pela Macedônia, vencendo por 3 a 2. Immobile, nos acréscimos, foi o herói da "Squadra Azzurra". Espanha e Itália somam sete pontos, mas a Fúria lidera pelo saldo de gols. 

Jogadores belgas comemoram mais um fácil triunfo no Grupo H 


O Grupo H é liderado por duas das quatro seleções que ostentam 100% de aproveitamento. Bélgica e Grécia vem apresentando um desempenho impecável até aqui na disputa. A seleção grega terá uma missão mais complicada na próxima rodada que os belgas, pois enfrentam a Bósnia enquanto que os Diabos Vermelhos recebem a Estônia. Chipre e Gibraltar, que ainda não somaram pontos, se enfrentam. 

Croatas comemoram o gol de Mandzukic (17) sobre a Finlândia
Com vitória por 1 a 0, fora de casa, a Croácia se manteve na liderança do equilibrado Grupo H, com sete pontos. Mandzukic anotou o gol dos croatas, que têm a sensação Islândia na cola, com a mesma pontuação. Ucrânia, com cinco, e Turquia, com dois, vêm logo atrás. E a próxima rodada terá os dois líderes se enfrentando. 

Em novembro, haverá mais uma rodada das eliminatórias europeias e o Giro pela Europa acompanhará o desenrolar da disputa pelas vagas para a Copa do Mundo de 2018. Aguardem!

*Crédito das imagens: Divulgação/Sites oficiais