terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Campeonato Francês: equilíbrio, a gente (não) vê por aqui


Muito se fala em desequilíbrio nas principais ligas europeias. O Bayern de Munique reina soberano no Campeonato Alemão, a dupla Real Madrid e Barcelona monopoliza os troféus do Espanhol, dentre outras críticas. Mas, na atual temporada, nenhuma competição apresenta uma disparidade maior de pontuação do que o Campeonato Francês. 

Na Ligue 1, já se passaram 20 rodadas e a diferença do líder Paris Saint-Germain para o segundo colocado, o modesto Angers, é de impressionantes 20 pontos! Isso mesmo, 20! O time de Ibrahimovic, Di María e dos brasileiros Thiago Silva, David Luiz, Maxwell e Lucas nada de braçada rumo ao tetracampeonato. 

Resta apenas saber com quantas rodadas de antecipação o quarto título consecutivo será alcançado pelo clube da capital que, movido pelo dinheiro dos árabes, se consolida como primeira força no país e busca alçar voos maiores no âmbito continental. 

A segunda liga que apresenta uma diferença maior entre primeiro e segundo colocados é o Alemão. Após 17 rodadas disputadas, o Bayern lidera com 46 pontos, oito a mais que o Borussia Dortmund. No Campeonato Português, o líder Sporting soma quatro a mais que o Porto (44 a 40), caminhando forte para quebrar um longo jejum de títulos na Liga. 

Nas três ligas restantes (Espanhol, Inglês e Italiano), o equilíbrio dá o tom na disputa pela liderança. Atlético de Madrid, Arsenal e Napoli estão no topo atualmente, mas não podem vacilar, pois a diferença para os respectivos segundos colocados (Barcelona, Leicester City e Juventus) é de apenas dois pontos. Um tropeço basta para que a situação mude de figura num piscar de olhos. 

*Crédito da imagem: Divulgação