terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Três clubes, um sonho: o fim de um longo jejum


O quê têm em comum Napoli, Sporting de Lisboa e Leicester City? Além de liderarem três das principais ligas da Europa (Itália, Portugal e Inglaterra), os três clubes buscam encerrar longos jejuns, dando alegria aos seus fanáticos torcedores.

Líder do Campeonato Italiano, com 50 pontos, o Napoli conta com o artilheiro Higuaín para findar um jejum de 26 anos sem título do Calcio. A última vez em que o clube do Sul do país levantou o troféu foi na temporada 1989/90 sob a batuta de Diego Maradona.

Desde então, o clube napolitano acumulou campanhas decepcionantes, chegou a decretar falência, disputar divisões inferiores até ser resgatado pelo produtor cinematográfico, Aurelio de Laurentis. O time voltou à elite italiana na temporada 2007/08 a melhor colocação que conseguiu foi um vice-campeonato em 2012/13, quando terminou nove pontos atrás da campeã Juventus.

Outro clube que busca tirar o grito de "é campeão" de seus torcedores é o Sporting. Celeiro de craques como Luís Figo e Cristiano Ronaldo, o time lisboeta não sabe o que é estar no topo do futebol luso desde a temporada 2001/02. Nesta conquista, o destaque dos Leões foi o brasileiro Jardel, que terminou como artilheiro da competição, com 42 gols marcados.

A partir daí, o Sporting passou a ficar à sombra dos rivais Benfica e Porto, terminando muitas vezes em segundo ou terceiro. Em 2012/13, o vexame foi maior, ocupando um decepcionante sétimo lugar ao fim da disputa. A regularidade na campanha da atual temporada, no entanto, enche a torcida leonina de esperança para que o clube volte a ocupar lugar de destaque no futebol de Portugal, fato que já foi mais do que comum em décadas passadas.

E o que dizer do Leicester City? O centenário clube jamais sentiu o gostinho de estar no topo do futebol inglês. Mas a liderança da Premier League, com 47 pontos, o faz sonhar que um título inédito possa ser possível, desbancando os tradicionais Arsenal e Manchester United.

A maior glória dos Foxes, apelido do clube, foi a conquista da Copa da Liga Inglesa em três oportunidades, sendo a última na temporada 1999/00. Nesta terça, o Leicester recebe o Liverpool e busca mais um resultado positivo para manter o sonho de um título inédito vivo na mente de seus torcedores.