sexta-feira, 20 de março de 2015

Liga dos Campeões - Quartas de Final



Em sorteio realizado nesta sexta-feira, na cidade de Nyon, foram definidos os confrontos das quartas de final da Liga dos Campeões. Dois reencontros prometem agitar esta fase da competição. A final está marcada para o dia 6 de junho, no Olympiastadion, em Berlim.

PSG e Barcelona voltam a se enfrentar após duas temporadas. Na edição 2012/13, os catalães se classificaram pelo critério de gols marcados fora de casa após dois empates entre os times (2 a 2, em Paris, e 1 a 1, na Espanha). 

Atlético de Madrid e Real Madrid fazem uma reedição da última final, quando os merengues empataram no fim, vencendo na prorrogação e conquistando o tão sonhado décimo título. Abaixo, seguem os confrontos com as análises de cada um. 

Juventus x Monaco (14/4 e 22/4)
Favoritismo natural para o time italiano, que passou com autoridade pelo Borussia Dortmund, vencendo por 3 a 0, com atuação destacada de Tevez. Mas não deve contar com Pogba, que se lesionou na partida contra os alemães. Já o Monaco, que tem o pior ataque entre os oito times das quartas de final, segue preferindo o papel de franco atirador. O time monegasco ao menos chega com moral após eliminar o tradicional Arsenal, vencendo o jogo de ida, em Londres, por 3 a 1. 

Atlético de Madrid x Real Madrid (14/4 e 22/4)
Os dois times da capital espanhola fazem a reedição da última final, disputada em Lisboa, com o título indo para o Real. Apesar do retrospecto favorável dos Colchoneros nas últimas partidas contra o rival, vejo os merengues favoritos para este duelo. Cristiano Ronaldo e companhia entrarão "mordidos" e dispostos a apagar as últimas atuações pouco convincentes da equipe, que geraram vaias vindas das arquibancadas. 

Porto x Bayern de Munique (15/4 e 21/4)
O poderio do time alemão, base da seleção campeã mundial, o torna favorito indiscutível para garantir vaga em mais uma final de Liga dos Campeões. Os bávaros atropelaram o Shakhtar Donetsk no jogo de volta das oitavas de final, goleando por 7 a 0. É bem verdade que o Porto está em patamar acima dos ucranianos e devem dar bem mais trabalho ao Bayern. Vale lembrar que o time português é o único invicto dos oito que chegaram a esta fase da competição. 

PSG x Barcelona (15/4 e 21/4)
Apesar do equilíbrio que o confronto indica, vejo um leve favoritismo para o lado do Barcelona. Lionel Messi voltou a jogar em seu auge e pode ser o diferencial para a classificação dos catalães. Não bastasse sua genialidade, o camisa 10 ainda tem coadjuvantes de luxo no ataque: Neymar e Luis Suárez. O PSG precisará de um ótimo resultado na partida de ida, em Paris, para se credenciar às semifinais. Mas não contará com Ibrahimovic, suspenso após expulsão no jogo de volta, contra o Chelsea, pelas oitavas.

*Crédito da imagem: Divulgação/Site oficial da Uefa

quarta-feira, 18 de março de 2015

Messi - O regente da orquestra


Pelo segundo ano consecutivo, Barcelona e Manchester City se encontraram nas oitavas de final da Liga dos Campeões. E, assim como na última temporada, o time catalão levou a melhor. Nesta quarta, o clube azul grená derrotou os ingleses por 1 a 0, gol marcado por Rakitic, em um Camp Nou lotado e com a presença ilustre de Pep Guardiola. O sorteio dos confrontos das quartas de final será nesta sexta-feira, às 8h (de Brasília), com transmissão do canal ESPN Brasil.

E o ex-técnico do Barcelona foi brindado com uma atuação de gala de Lionel Messi, que só não fez chover na partida. De resto, o camisa 10 culé fez: driblou, fez lançamentos, ajudou na marcação e regeu a orquestra montada por Luis Enrique. 

Messi não deixou sua marca, mas deu lindo passe para o croata Rakitic, nas costas da defesa inglesa, abrir o placar, aos 31 minutos. Fernandinho e Milner sofreram com o argentino, cada um indo para casa com um drible entre as pernas na conta. 

O Manchester City precisava vencer por 2 a 0 para se classificar, mas sequer ameaçou a meta do goleiro do Barça, Ter Stegen. Já seu goleiro, Joe Hart, trabalhou e muito durante os 90 minutos, realizando defesas impressionantes em chutes de Neymar e Suárez.

Na chance mais clara que os ingleses tiveram na partida, Sergio Agüero desperdiçou a cobrança de pênalti, parando em Ter Stegen. Apesar da derrota de seu time, Joe Hart foi responsável por evitar uma goleada do Barcelona. O arqueiro inglês só não foi páreo para a genialidade de Messi. Convenhamos, é uma missão mais difícil do que fazer 2 a 0 nos catalães em pleno Camp Nou.

No outro jogo desta quarta-feira, a Juventus venceu o Borussia Dortmund por 3 a 0, no Westfalenstadion. Tevez, duas vezes, e Morata anotaram os gols do time italiano, que já havia vencido a partida de ida, em Turim. 

* Crédito da imagem: Divulgação/Site Oficial

Cartão de Visitas


Este é um sonho se tornando realidade. Há muito tempo, desejava criar um blog sobre uma das minhas maiores paixões e focos de interesse no jornalismo esportivo: futebol europeu. 
Este blog terá comentários sobre o que de mais importante está acontecendo no futebol do Velho Continente, curiosidades, perfis de técnicos e jogadores, do passado e do presente, e muito mais. Boa leitura! 

* Crédito da imagem: Divulgação/uefa.org