terça-feira, 15 de setembro de 2015

Estádio Giuseppe Meazza (San Siro): palco da final da 60ª edição da Liga dos Campeões


Nesta terça-feira, oito jogos dão início à 60ª edição da Liga dos Campeões, competição que reúne os maiores astros do Velho Continente. O palco da final, que será em 28 de maio de 2016, é o Estádio Giuseppe Meazza, em Milão. O Giro pela Europa apresenta um breve histórico deste símbolo do futebol europeu e mundial. 

O estádio começou a ser construído em 1925, sendo inaugurado em 19 de setembro de 1926 sob o nome de San Siro, distrito no qual está localizado em Milão. No dia 3 de março de 1980, foi rebatizado oficialmente como Giuseppe Meazza.

O nome do estádio é uma homenagem ao ex-jogador que atuou nos dois times da cidade e morrera um ano antes. O meia-atacante foi artilheiro do Campeonato Italiano em quatro oportunidades, além de bicampeão mundial pelo seu país, em 1934 e 1938. Além dos dois gigantes de Milão, Meazza também atuou por outros três clubes italianos: Varese, Atalanta e Juventus.

O Estádio Giuseppe Meazza já recebeu três finais de Liga dos Campeões, sendo a última delas na temporada 2000-01, quando o Bayern de Munique se sagrou campeão ao vencer o Valencia nos pênaltis. Também foi palco de importantes jogos de Copas do Mundo em 1934 e 1990, quando a Itália sediou o evento. Em um deles, a Argentina, campeã em 1986, estreou com derrota para Camarões no Mundial seguinte.

O Giuseppe Meazza também foi palco de shows memoráveis. Sessenta mil pessoas presenciaram a única apresentação de Bob Marley na Itália, no dia 27 de junho de 1980. Bruce Springsteen, em 1985, Michael Jackson, em 1997, além das bandas Depeche Mode e U2 também brilharam no estádio, que receberá mais uma vez os finalistas do principal torneio de clubes da Europa. 

*Crédito da imagem: Divulgação