terça-feira, 31 de março de 2015

Eliminatórias Euro 2016


No último fim de semana, os campeonatos nacionais da Europa deram uma pausa. Mas nem por isso a bola deixou de rolar no Velho Continente. A rodada das Eliminatórias da Euro 2016 não deixou os fãs de futebol órfãos de bolas na rede. 

Destaque para as vitórias da Inglaterra, da atual campeã mundial Alemanha e de Portugal. Confira abaixo uma análise da situação de cada grupo. Vale lembrar que a França, por ser país sede da próxima edição da Euro, não disputa a fase classificatória. 

Grupo A - Terceira colocada na última Copa, a Holanda não vem encontrando facilidades em seu grupo, ocupando apenas o terceiro lugar, com sete pontos e a cinco da vice-líder Islândia. Os holandeses apenas empataram com a Turquia em 1 a 1, no último sábado, na capital Amsterdã. A líder da chave é a República Tcheca, que soma 13 pontos. 

Grupo B - Uma das sensações da última Copa do Mundo, a Bélgica assumiu a liderança da chave após vencer Israel por 2 a 1, na última terça-feira, na cidade de Jerusalém, em jogo atrasado. Com o resultado, os belgas se igualam aos 11 pontos do País de Gales, mas levam a melhor nos critérios de desempate.

Grupo C - Campeã nas duas últimas edições, a Espanha não apresentou grande futebol, mas derrotou a Ucrânia por 1 a 0, na última sexta-feira, em Sevilha. Morata anotou o gol da Fúria, que tenta a todo custo apagar a péssima impressão deixada na Copa do Mundo, na qual foi eliminada na fase de grupos. A líder da chave é a surpreendente Eslováquia, que tem 100% de aproveitamento: cinco vitórias em cinco jogos. 

Grupo D - Pressionada pelos maus resultados após o título mundial, a Alemanha deu uma resposta aos críticos, vencendo a Geórgia por 2 a 0, fora de casa. Marco Reus, que ficou fora da Copa por lesão, e Thomas Müller anotaram os gols dos alemães, que somam dez pontos, um a menos que a líder Polônia. A Escócia, que goleou Gibraltar por 6 a 1, também soma dez pontos, mas perde para os germânicos nos critérios de desempate. 

Grupo E - Com seis pontos em relação à segunda colocada da chave, a Inglaterra é, das grandes seleções europeias, a que tem vida mais confortável nestas eliminatórias. Na última sexta-feira, no mítico estádio de Wembley, o English Team goleou a Lituânia por 4 a 0, dando mais um grande passo para garantir vaga direta para a Eurocopa. Eslovênia e Suíça, com nove pontos cada, brigam pelo segundo lugar do grupo.

Grupo F - A disputa pela liderança da chave segue protagonizada por Romênia e a Irlanda do Norte. No último final de semana, as duas seleções venceram seus jogos, contra Ilhas Faroe e Finlândia, respectivamente. Os romenos somam 13 pontos, um a mais que os norte irlandeses. A decepção fica por conta da Grécia, campeã europeia em 2004, que amarga a lanterna, com apenas dois pontos ganhos.

Grupo G - Sem disputar uma Euro desde 2008, quando foi um dos países sede, a Áustria lidera a chave, com 13 pontos, quatro a mais que a vice-líder Suécia. Os austríacos golearam Lichtenstein por 5 a 0, fora de casa. Já a seleção escandinava derrotou a Moldávia por 2 a 0, com dois gols de sua estrela: Zlatan Ibrahimovic. 

Grupo H - Outra seleção europeia que passa por uma reconstrução após uma decepcionante Copa do Mundo é a Itália. A Squadra Azzurra segue dois pontos atrás da líder Croácia (11 a 13). No sábado, arrancou um empate em 2 a 2, fora de casa, com a Bulgária. Destaque para Éder, nascido no Brasil, mas que se naturalizou italiano. O atacante da Sampdoria fez o gol que garantiu ao menos um ponto para a seleção comandada por Antonio Conte. Em Zagreb, a Croácia goleou a Noruega por 5 a 1. 

Grupo I - Dramática como uma canção de fado. Assim pode ser definida a vitória de Portugal sobre a Sérvia, no último domingo, na capital Lisboa. Os lusos precisavam fazer o dever de casa para não se complicarem na briga por vaga na Euro. Ricardo Carvalho abriu o placar no Estádio da Luz, Matic, com um golaço de bicicleta, empatou para os sérvios, mas Fabio Coentrão pôs fim à agonia dos portugueses, que lideram a chave, com nove pontos. Vice-líder, a Dinamarca folgou na rodada, mas jogou amistoso contra a França, sendo derrotada por 2 a 0, em Saint-Étienne. 

Confira outros resultados das Eliminatórias Euro 2016:
Cazaquistão 0 x 3 Islândia (Grupo A)
República Tcheca 1 x 1 Letônia (Grupo A)
Andorra 0 x 3 Bósnia Herzegovina (Grupo B)
Bélgica 5 x 0 Chipre (Grupo B)
Macedônia 1 x 2 Bielorrússia (Grupo C)
Eslováquia 3 x 0 Luxemburgo (Grupo C)
Irlanda 1 x 1 Polônia (Grupo D)
Eslovênia 6 x 0 San Marino (Grupo E)
Suíça 3 x 0 Estônia (Grupo E)
Romênia 1 x 0 Ilhas Faroe (Grupo F)
Irlanda do Norte 2 x 1 Finlândia (Grupo F)
Hungria 0 x 0 Grécia (Grupo F)
Azerbaijão 2 x 0 Malta (Grupo H)
Albânia 2 x 1 Armênia (Grupo I)

*Crédito da imagem: Divulgação/uefa.com