segunda-feira, 19 de junho de 2017

Eliminatórias europeias Copa 2018: reta final com disputa acirrada pelas vagas

Mais uma rodada de eliminatórias europeias para a Copa de 2018 se passou e algumas seleções se aproximam cada vez mais da Rússia, próxima sede do evento máximo do futebol mundial. Restando quatro rodadas para o término da fase de grupos, dois países seguem com 100% de aproveitamento: Alemanha e Suíça.

Vale lembrar que se classificam direto para a Copa do Mundo os nove primeiros colocados de cada chave. Os oito melhores segundos colocados disputarão um playoff em partidas de ida e volta para definirem os quatro últimos classificados do continente para o Mundial. O Giro pela Europa faz um panorama da situação de cada grupo nesta reta final de disputa. Confiram abaixo:

Suecos comemoram vitória emocionante e liderança do Grupo A
No confronto direto pela liderança do Grupo A, a Suécia levou a melhor sobre a França, em jogo disputado na Friends Arena, em Solna, palco da última decisão da Liga Europa. Giroud até abriu o placar para os gauleses, porém Durmaz e Toivonen, em falha grotesca do goleiro Lloris, marcaram os gols da vitória de virada da seleção escandinava, que lidera com 13 pontos. Na próxima rodada, a Suécia enfrenta a Bielorrússia, fora, enquanto a França recebe Luxemburgo.

Suíços estão com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias
Invicta e com 100% de aproveitamento. Esta é a seleção da Suíça, que vai caminhando a passos largos para confirmar sua participação em mais uma Copa do Mundo. Os helvéticos derrotaram as Ilhas Faroe, fora de casa, chegando aos 18 pontos em seis jogos. Xhaka e Shaqiri marcaram os gols dos suíços, que recebem Andorra na próxima rodada. Em segundo lugar e ainda sonhando em garantir vaga direta para a Rússia está Portugal, com 15 pontos. A seleção lusa derrotou a Letônia por 3 a 0, com dois gols de sua estrela: Cristiano Ronaldo.

Sandro Wagner (ao centro) foi o destaque da goleada alemã
Atual campeã mundial, a Alemanha ostenta o melhor ataque das Eliminatórias: 27 gols. Sete deles marcados sobre a inexpressiva seleção de San Marino. Mesmo com desfalques, os novatos que ganharam chance do técnico Joachim Löw deram conta do recado. Um deles foi o centroavante Sandro Wagner, autor de três no massacre germânico. A Alemanha lidera o Grupo C, com 18 pontos. Em segundo lugar está a Irlanda do Norte, que derrotou o Azerbaijão, em Baku.




Mitrovic marcou o gol sérvio no empate com País de Gales
O Grupo D é liderado pela Sèrvia, que recebeu País de Gales, sem Gareth Bale, e apenas empatou em 1 a 1. Os sérvios somam 12 pontos, levando a melhor sobre a Irlanda nos critérios de desempate. A seleção irlandesa saiu atrás contra a Áustria, mas foi buscar o empate nos minutos finais. Na próxima rodada, a Sérvia recebe a lanterna Moldávia e a Irlanda encara a Geórgia, fora de casa. Galeses e austríacos completam a sétima rodada da chave.

Lewandowski é um dos artilheiros da Eliminatórias, com 11 gols
Artilheiro das Eliminatórias, com 11 gols (ao lado de Cristiano Ronaldo), Lewandowski brilhou mais uma vez, marcando os três gols da vitória sobre a Romênia, em Varsóvia. O atacante está a dois gols de igualar Lubanski como maior marcador da seleção polaca. A Polônia lidera o Grupo E, com 16 pontos, seis a mais que Montenegro, que goleou a Armênia por 4 a 1. Na próxima rodada, a líder terá um difícil compromisso diante da Dinamarca, fora de casa. Montenegro encara o lanterna Cazaquistão, também longe de seus domínios.

Kane (à direita) anotou o gol que manteve a Inglaterra invicta
Em uma partida marcada por uma rivalidade histórica, Escócia e Inglaterra empataram em 2 a 2, no Hampden Park, em Glasgow, pelo Grupo F. Resultado que foi bom apenas para os ingleses, que mantiveram a invencibilidade e a liderança da chave, com 14 pontos. Oxlade-Chamberlain e Kane marcaram os gols dos ingleses. Griffiths marcou os dois dos anfitriões, que ficaram ainda mais distantes de uma vaga para a Copa do Mundo.

David Silva marcou um dos gols da líder Espanha no Grupo G
No Grupo G, Espanha e Itália apresentam campanhas quase idênticas, porém a Fúria leva a melhor no saldo de gols (18 a 14). Atuando fora de casa, a Espanha derrotou a Macedônia por 2 a 1. Diego Costa e David Silva anotaram os gols da líder da chave. Em Udine, a Itália recebeu Liechtenstein e não teve trabalho para golear: 5 a 0. Espanhois e italianos se enfrentam na próxima rodada, em solo espanhol, e o vencedor pode deixar a vaga direta ainda mais encaminhada.

Mertens deixou sua marca na vitória da Bélgica sobre a Estônia
Dona do segundo melhor ataque das Eliminatórias, a Bélgica foi econômica no placar desta vez, mas fez valer o favoritismo, derrotando a Estônia por 2 a 0, fora de casa. Mertens e Chadli, um em cada tempo, marcaram os gols dos belgas, que lideram o Grupo H, com 16 pontos. Em segundo está a Grécia, que empatou sem gols com a Bósnia e segue como uma das seleções invictas na competição. Os gregos somam 12 pontos.

Mandzukic não evitou a derrota da líder Croácia para a Islândia
No Grupo I, o equilíbrio segue dando o tom na disputa pela vaga direta para o Mundial. Croácia e Islândia, que se enfrentaram na rodada (vitória dos islandeses) somam 13 pontos. Turquia e Ucrânia somam 11, dando emoção extra às quatro últimas rodadas da chave. Kosovo e Finlândia já estão fora da briga. Próxima rodada: Finlândia x Islândia; Ucrânia x Turquia e Croácia x Kosovo.

As Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo voltam no fim de agosto para mais duas rodadas. E o Giro pela Europa acompanhará a reta final da competição. Aguardem! 

*Crédito das imagens: Divulgação/Sites Oficiais