quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Campeonatos Holandês, Turco, Russo e Ucraniano 2015/16


Acostumado a tratar das principais ligas europeias, o Giro pela Europa abordará os campeonatos de centros menos badalados, mas nos quais não falta emoção, equilíbrio e rivalidade. Tratam-se dos campeonatos holandês, turco, russo e ucraniano. Confiram abaixo um panorama de como está cada uma destas quatro ligas. 

Holandês (Eredivisie) - Após 14 rodadas disputadas, o líder é o Ajax, que soma 35 pontos, três a mais que o Feyenoord. O PSV, atual campeão, está em terceiro lugar, com 31. Apesar de não ter vencido seus dois principais rivais (derrota para o PSV e empate com o Feyenoord), o time de Amsterdã tem apresentado maior regularidade e lidera as estatísticas. O artilheiro até o momento é Luuk de Jong, com 13 gols marcados. 

Turco (Spor Toto SUper League) - O equilíbrio no certame turco é ainda maior do que na Holanda. A diferença do líder Fenerbahçe para o segundo colocado, Besiktas, é de apenas um ponto. Um veterano tem brilhado na competição: Samuel Eto'o, de 34 anos, é o artilheiro defendendo as cores do modesto Antalyaspor. Atual campeão, o Galatasaray ocupa a quarta colocação, com 23 pontos, sete a menos que seu maior rival. 

Russo (Russian Premier-Liga) - No Russo, o líder é o CSKA Moscou, que lidera com 37 pontos. O time da capital domina a tabela desde o início, dando indício que impedirá um possível bicampeonato do Zenit. A surpresa da competição é o FK Rostov, que ocupa um honroso segundo lugar, desbancando times tradicionais. O holandês Quincy Promes, do Spartak Moscou, é o artilheiro, com nove gols anotados até a 17ª rodada. 

Ucraniano - Shakhtar Donetsk e Dínamo Kiev fazem campanhas quase idênticas até o momento. Ambos somam 40 pontos, mas o Shakhtar lidera por ter vencido o confronto direto por 3 a 0 (fora de casa) e com show de Alex Teixeira, que marcou dois gols. O atacante, revelado no Vasco, lidera a artiharia, com 22 gols marcados. E a briga pelo título deve ser polarizada até as rodadas finais.