sexta-feira, 15 de maio de 2015

Final da Liga dos Campeões - Barcelona x Juventus


Os dois protagonistas da decisão da Liga dos Campeões 2014/15 já estão definidos. Juventus e Barcelona se enfrentam no dia 6 de junho, no Olympiastadion, em Berlim, pelo título da principal competição de clubes do Velho Continente. No confronto direto entre estes dois gigantes do futebol europeu, equilíbrio absoluto: são 6 jogos, com duas vitórias para cada lado e dois empates. 

Não faltam atrações para este duelo entre espanhóis e italianos. De um lado, o Barcelona e seu trio de ataque MSN (Messi, Suárez e Neymar), que já marcou impressionantes 114 gols na temporada. Do outro, a força defensiva da Juventus. Em 12 partidas até chegar à final, o time de Turim sofreu apenas sete. 

A decisão na capital alemã também marcará o reencontro entre Suárez e Chiellini. Na Copa de 2014, no jogo entre Itália e Uruguai, o atacante mordeu o ombro do zagueiro em uma das cenas mais marcantes do último Mundial e que rendeu punição de quatro meses afastados do futebol (já cumpridos) e nove jogos oficiais a Suárez. 

Outro duelo particular que agitará a final da Champions é Tevez x Messi. Indiscutivelmente, o craque do Barcelona é superior tecnicamente, mas é o camisa 10 da Juventus que é visto como o atacante do povo argentino. Messi, por ter sido criado na Espanha, ainda é visto com ressalvas em seu país natal. Curiosamente, os dois estarão juntos na Copa América, defendendo a seleção alviceleste. 

Caso conquiste a Liga dos Campeões, o Barcelona fará companhia a Liverpool e Bayern de Munique no rol de pentacampeões do torneio. Se quem levantar a "Orelhuda", como é conhecida a taça da Champions, for a Juventus, o clube italiano se igualará a Inter de Milão e Manchester United, com três títulos.

*Crédito da imagem: Divulgação/uefa.org

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Barcelona, Benfica e PSG: a um passo da glória


Das seis principais ligas europeias, três já conheceram seus campeões: Inglês (Chelsea), Italiano (Juventus) e Alemão (Bayern de Munique). No próximo fim de semana, Benfica, Barcelona e Paris Saint-Germain têm a chance de fazer parte deste nobre sexteto. 

No Campeonato Espanhol, a vitória de 2 a 0 do Barça sobre a Real Sociedad somada ao tropeço do rival Real Madrid, que apenas empatou com o Valencia em 2 a 2, no Santiago Bernabéu, deixou os catalães a um triunfo de alcançarem o 23º título nacional de sua história. Entretanto, o time comandado por Luis Enrique não terá vida fácil na penúltima rodada. O adversário é o Atlético de Madrid, fora de casa. 

Os Colchoneros, atuais campeões espanhóis, disputam com o Valencia o terceiro lugar, que dá vaga direta na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões. Este objetivo, por si só, já afasta qualquer possibilidade de o Atlético facilitar a vida do Barcelona para prejudicar o Real Madrid, rival local. Com 86 pontos, quatro a menos que o Barça, o time merengue enfrentará o Espanyol, na Catalunha, precisando vencer e torcer por um tropeço de Messi, Neymar & companhia para seguir vivo na competição. 

Em Portugal, o Benfica também se encontra em posição confortável para chegar ao bicampeonato. No último sábado, as Águias golearam sem dificuldades o Penafiel por 4 a 0 e alcançando 81 pontos, mantendo três de vantagem para o rival Porto, que também venceu na rodada.

O jogo que pode dar o 34º título do Português ao Benfica será fora de casa, contra o Vitória de Guimarães. Uma vitória basta aos comandados de Jorge Jesus, independentemente do resultado do Porto, que enfrenta o Belenenses, no Estádio do Restelo. Caso Benfica e Porto terminem empatados ao término da 34ª e última rodada, os Encarnados serão campeões, pois levam a melhor no primeiro critério de desempate: confronto direto (uma vitória e um empate). 

No Campeonato Francês, o PSG fez a sua parte, goleando o Guingamp por 6 a 0, na última sexta-feira, e contou com a valiosa contribuição do modesto Caen, que fez 3 a 0 no Lyon, concorrente direto dos parisienses na briga pelo título da Ligue 1. Com os resultados, o PSG abriu seis pontos de diferença e pode comemorar o tricampeonato nacional diante do Montpellier, fora de casa. O Lyon recebe o Bordeaux, no estádio Gerland. 

*Crédito das imagens: Divulgação