quinta-feira, 28 de maio de 2015

Sevilla: maior campeão da Liga Europa


Uma final com 'F' maiúsculo. O Estádio Nacional de Varsóvia foi palco de um grande jogo entre Sevilla e Dnipro, que disputaram o título da Liga Europa 2014/15. Melhor para o time espanhol, que venceu por 3 a 2, sendo campeão pela quarta vez, o que lhe dá a hegemonia na lista de vencedores do torneio. Com a conquista, o Sevilla garante vaga na próxima edição da Liga dos Campeões como previa o regulamento desta temporada. 

Os principais destaques do título do clube andaluz são Carlos Bacca e Unai Emery. O atacante colombiano marcou dois gols e ainda deu assistência para outro. Dificilmente, o Sevilla conseguirá segurar o jogador, que vem sendo especulado em alguns clubes como o Manchester United. 

O técnico também pode deixar o clube após a campanha vitoriosa, pois está com o prestígio em alta. Vale lembrar que Milan e Real Madrid estão sem técnico após as saídas de Filippo Inzaghi e Carlo Ancelotti.

Como foi dito acima, o Sevilla é o maior campeão da Liga Europa, ultrapassando Juventus, Inter de Milão e Liverpool, com três títulos cada. Antes da dobradinha 2013/14 e 2014/15, o clube espanhol já havia conquistado a competição nas temporadas 2005/06 e 2006/07, ainda com o nome de Copa da Uefa. Confira abaixo a lista de todos os campeões da Liga Europa. 

4 títulos - Sevilla
3 títulos - Juventus, Inter de Milão e Liverpool
2 títulos - Borussia Mönchengladbach, Tottenham, Porto, Feyenoord, Göteborg, Real Madrid, Parma e Atlético de Madrid
1 título - Anderlecht, Chelsea, PSV, Eintracht Frankfurt, Ipswich, Bayer Leverkusen, Napoli, Ajax, Bayern de Munique, Schalke 04, Galatasaray, Valencia, CSKA Moscou, Zenit São Petersburgo e Shakhtar Donetsk.

*Crédito da imagem: Divulgação/uefa.com

terça-feira, 26 de maio de 2015

Galatasaray: 20º título e hegemonia no futebol turco


O 20º título turco do Galatasaray ganhou forma a partir da vitória por 2 a 0 no clássico sobre o Besiktas, no último domingo. E ele foi confirmado na última segunda, quando o rival Fenerbahçe tropeçou diante do Basaksehir, fora de casa, empatando em 2 a 2. A diferença entre os dois ficou em cinco pontos (76 a 71), restando apenas uma rodada para o término do campeonato. 

Com a 20ª conquista nacional, o Galatasaray, clube da parte europeia de Istambul, se torna o maior vencedor do país. O rival Fenerbahçe permanece com 19 troféus e o Besiktas, 13. Além dos três, o Trabzonspor, seis vezes, e o Bursaspor, uma, já conquistaram o Campeonato Turco.

O Galatasaray tem dois brasileiros em seu elenco: o lateral-esquerdo Alex Telles, revelado pelo Grêmio, e o volante Felipe Melo, que tem status de ídolo perante à torcida do campeão turco. Este é o terceiro título nacional que o camisa 3 conquista pelo clube.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Roma: vitória no clássico e vaga direta na Liga dos Campeões


Protagonistas de um dos maiores clássicos do futebol europeu, Roma e Lazio entraram em campo nesta segunda-feira, no Estádio Olímpico, pela 37ª rodada do Campeonato Italiano, disputando a última vaga direta para a fase de grupos da próxima Liga dos Campeões. 

E os giallorossi levaram a melhor, vencendo por 2 a 1 em partida que teve muito mais transpiração do que inspiração. Após um primeiro tempo morno, o dérbi esquentou na etapa complementar, quando aconteceram os três gols. Iturbe abriu o placar, após boa jogada de Ibarbo pela direita. Djordjevic deixou tudo igual para a Lazio. O herói da Roma foi o zagueiro francês Mapou, que completou de cabeça a falta cobrada por Pjanic. 

Com a vitória sobre o rival, a Roma garantiu vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões 2015/16. Já a Lazio vê sua vaga na fase eliminatória ameaçada pelo Napoli. Os dois times se enfrentam na 38ª e última rodada do Italiano, no San Paolo, em Nápoles. 

Uma vitória dá a vaga aos napolitanos, que levariam a melhor no primeiro critério de desempate: o confronto direto. No primeiro turno, o Napoli derrotou a Lazio por 1 a 0, em Roma.

*Crédito da imagem: Reprodução/Facebook