segunda-feira, 23 de março de 2015

Suárez - O coadjuvante de luxo


Em um Superclássico no qual todas as expectativas estavam voltadas para o duelo particular entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, um coadjuvante de luxo decidiu a partida entre Barcelona e Real Madrid, no último domingo, válida pela 28ª rodada do Campeonato Espanhol. 

Coube a Luis Suárez definir a vitória dos catalães por 2 a 1, aumentando para quatro pontos a vantagem em relação ao maior rival (68 a 64), se aproximando de seu 23º título nacional. Mas antes de reverenciar a participação do uruguaio, é preciso relembrar como foi o clássico, que teve quase 100 mil espectadores no Camp Nou. 

Os primeiros 15 minutos foram marcados por muito equilíbrio e chances de ambos os times. Os catalães saíram na frente com um jogador que é visto com muitas ressalvas por parte da torcida: Mathieu. Após cobrança de falta de Messi, o francês se antecipou à marcação do rival e cabeceou para as redes. 

O gol sofrido não abalou o Real Madrid. Muito pelo contrário. O time merengue passou a dominar o jogo, com boas atuações de Marcelo, Modric, Benzema e, claro, Cristiano Ronaldo, que estava com fome de bola e disposto a estragar os planos dos anfitriões de permanecerem na liderança. 

Após gol incrivelmente perdido por Neymar, o contra-ataque foi puxado por Modric, que passou a Benzema. O atacante deu lindo passe de calcanhar para CR7 chutar firme e empatar o clássico.

O Real continuou melhor na volta do intervalo, mas, aos 11 minutos, apareceu o coadjuvante de luxo mencionado no início deste texto. 

Daniel Alves, que pode ter feito seu último clássico espanhol pelo Barça, fez um lançamento de 40 metros para Suárez. O uruguaio dominou com estilo e chutou cruzado, sem chances para Casillas, decretando a vitória de 2 a 1 para o Barcelona. Ainda restam dez rodadas para o término do campeonato, mas os catalães deram um bom passo para não deixar o título escapar. Confira os próximos cinco jogos dos dois times na competição.

Barcelona - Celta (fora), Almería (casa), Sevilla (fora), Valencia (casa) e Espanyol (fora)

Real Madrid - Granada (casa), Rayo Vallecano (fora), Eibar (casa), Málaga (casa) e Celta (fora)

*Crédito da imagem: Divulgação/Twitter do Barcelona