terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Oitavas de final da Liga dos Campeões: análise dos confrontos


Em sorteio realizado na última segunda-feira, na Suíça, foram definidos os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões. As 16 equipes foram divididas em dois potes, sendo no pote 1 os primeiros colocados de cada chave. No pote 2, os segundos colocados. Times do mesmo país e do mesmo grupo não podem se enfrentar nesta fase da competição e, por questões políticas entre as duas nações, um possível confronto entre Dínamo Kiev e Zenit São Petersburgo também foi evitado. 

Atual campeão, o Barcelona não teve moleza no sorteio. Os catalães enfrentarão o Arsenal, que tem uma boa equipe e que chega com moral às oitavas após classificação heroica. Ainda haverá um confronto de gigantes do Velho Continente: Juventus x Bayern de Munique. As partidas de ida acontecerão nos dias 16, 17, 23 e 24 de fevereiro. Os jogos da volta ocorrerão nos dias 8, 9, 15 e 16 de março. O Giro pela Europa faz uma análise de cada um dos oito confrontos. Confiram: 

PSG x Chelsea (16/02 e 09/03)
O sorteio recolocou os dois times frente a frente. Na última edição, em partida épica, os franceses eliminaram o Chelsea, em Londres, no critério de gol fora de casa. Thiago Silva foi de vilão a herói em poucos minutos e selou a classificação do PSG. Difícil apontar favorito neste confronto, que pode oferecer bons jogos e novos personagens. 

Benfica x Zenit São Petersburgo (16/02 e 09/03)
Leve favoritismo para o time russo, que quase terminou a fase de grupos com 100% de aproveitamento. Comandados por Hulk e Dzyuba, o Zenit fez campanha bem mais regular que os portugueses. No entanto, o clube lisboeta merece o devido respeito e pode fazer um resultado vantajoso em casa que lhe permita conseguir a classificação fora de seus domínios. 

Gent x Wolfsburg (17/02 e 08/03)
Duelo de azarões nas oitavas de final. Os dois times superaram expectativas e rivais mais famosos em seus respectivos grupos. O time belga deixou para trás o Valencia enquanto que o Wolfsburg decretou a ausência do Manchester United nesta fase da competição. O Wolfsburg pode levar uma certa vantagem pelo fato de decidir a vaga em casa. 

Roma x Real Madrid (17/02 e 08/03)
Favoritismo amplo aos merengues, que têm elenco mais qualificado e decidem a vaga em casa. O trio BBC (Benzema, Bale e Cristiano Ronaldo) vão dar muito trabalho à instável zaga da Roma, que se classificou para as oitavas apenas no critério de desempate com o Bayer Leverkusen. Uma eventual eliminação do Real Madrid pode ser considerada zebra e provavelmente selará o destino de Rafa Benítez no comando da equipe.

Arsenal x Barcelona (23/02 e 16/03)
Mesmo com campanha irregular na fase de grupos, o Arsenal deve apresentar algumas dificuldades ao favorito Barcelona. O time londrino tem boas peças em seu elenco, além de um Alexis Sánchez motivado em enfrentar seu ex-clube. Promessa de dois bons jogos por parte destas duas equipes, que já decidiram a competição, na temporada 2005/06. 

Juventus x Bayern de Munique (23/02 e 16/03)
Finalista na última edição, a Juventus mostrou força na fase de grupos mesmo após perder peças importantes no elenco (Pirlo, Vidal e Tevez foram embora). No entanto, o time italiano terá que usar toda a força do jogo defensivo para frear o ímpeto dos bávaros, que têm Lewandowski, Müller e o brasileiro Diego Costa em excelente fase. Não esquecendo de Robben e o retorno de Ribéry. 

Dínamo Kiev x Manchester City (24/02 e 15/03)
Amplo favoritismo ao time inglês. O City tem peças individuais em seu elenco, que podem desequilibrar o confronto em um passe ou finalização. Valente, o time ucraniano, que acabou ficando com a segunda vaga do Grupo G, tentará ao menos sair da competição de forma honrosa e vendendo caro a eliminação. 

PSV x Atlético de Madrid (24/02 e 15/03)
Duelo equilibrado, mas com leve favoritismo para os espanhóis, que contam com elenco mais forte e um técnico que impulsiona seus jogadores em campo. O time holandês também foi responsável pela eliminação do Manchester United e pode dificultar as coisas para os Colchoneros, até mesmo eliminá-los, mas dependerá muito do resultado do jogo em Eindhoven. 

*Crédito da imagem: Divulgação/uefa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário