segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Análise dos grupos da Eurocopa 2016


Em sorteio realizado no último sábado, no Palácio de Congressos, em Paris, foram definidos os grupos da Eurocopa 2016, sediada pela França e que será disputada entre 10 de junho e 10 de julho. Esta será a primeira vez na história que a competição continental terá 24 seleções, distribuídas em seis grupos. Os dois melhores de cada chave e os quatro melhores terceiros colocados avançam de fase. 

Anfitriã e integrante do Grupo A, a França faz o jogo inaugural no dia 10 de junho, contra a Romênia, no Stade de France. Além da França, alemães e portugueses escaparam de pegar pedreiras em seus respectivos grupos. 

Mesma sorte não teve a Itália, que caiu no grupo da Bélgica, atual líder do ranking da Fifa, Suécia e Irlanda. O Giro pela Europa faz uma análise de cada um dos seis grupos. Confiram: 

Grupo A - França, Romênia, Albânia e Suíça
O fato de jogar em casa aliado à qualidade individual de alguns jogadores (Pogba, Valbuena, entre outros) torna a França favorita para lider a chave. Suíça e Romênia disputam a segunda vaga e uma delas tem grandes chances de classificar como um dos melhores terceiros. Já os albaneses devem comemorar por poder fazer parte da competição e ganhar alguma experiência. 

Grupo B - Inglaterra, Rússia, País de Gales e Eslováquia
A campanha impecável nas Eliminatórias, na qual teve 100% de aproveitamento, faz dos ingleses favoritos ao posto de líder da chave. Mas a seleção comandada por Roy Hodgson não terá facilidades diante da Rússia e no clássico britânico com País de Gales, que aposta todas suas fichas em Gareth Bale para poder fazer um bom papel em campos franceses. A Eslováquia corre por fora. 

Grupo C - Alemanha, Ucrânia, Polônia e Irlanda do Norte
Atuais campeões mundiais, os alemães devem ficar com uma das duas vagas diretas para a próxima fase. A Polônia, do artilheiro Lewandowski, aparece como segunda força da chave. Ucrânia e Irlanda do Norte se conseguirem vaga como melhores terceiros já devem comemorar. 

Grupo D - Espanha, Turquia, República Tcheca e Croácia
Grupo equilibrado, com a Fúria levando um ligeiro favoritismo. Os tchecos tentarão apagar a fama de amarelões em competições deste porte, os croatas podem beliscar a segunda vaga da chave e os turcos, que se classificaram de forma direta na bacia das almas na última rodada das Eliminatórias, pode comemorar se conseguir a classificação como um dos melhores terceiros.

Grupo E - Bélgica, Irlanda, Suécia e Itália
Sensação do futebol mundial, a Bélgica conta novamente com a melhor geração de sua história para fazer bonito na Eurocopa. Os Diabos Vermelhos estreiam diante da Itália, no dia 13 de junho, em Lyon. Detentora de um título da Euro, a Itália jamais pode ser menosprezada pela sua história no futebol e o peso de sua camisa. Suécia e Irlanda devem incomodar, tornando esta chave a protagonista das melhores partidas da fase inicial.  

Grupo F - Portugal, Islândia, Hungria e Áustria
Apesar de alguns "escorregões" durante as Eliminatórias (derrota em casa para a Albânia), Portugal pode ser considerado favorito nesta chave. Mas Cristiano Ronaldo terá de estar no seu auge para evitar que os portugueses não sejam desbancados pela Áustria, que fez uma campanha superior na fase qualificatória. A Islândia, com o melhor time de sua história, pode continuar surpreendendo favoritos no continente e a Hungria é a zebra da chave. 

*Crédito da imagem: Divulgação/uefa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário