quinta-feira, 30 de julho de 2015

Dez curiosidades sobre as Eliminatórias Europeias para Copas do Mundo


Na última segunda-feira, o Giro pela Europa fez uma análise dos nove grupos das Eliminatórias Europeias para a Copa de 2018. Hoje, o blog apresenta dez curiosidades sobre esta competição que envolve jogos emocionantes, tabus e grandes seleções passando dificuldades para carimbar suas vagas na maior festa do futebol mundial. Confiram. 

1) Não houve eliminatórias para a Copa de 1930. Todos os países foram convidados para participar da edição inaugural, no Uruguai. Os representantes do Velho Continente foram: França, Bélgica, Romênia e a extinta Iugoslávia. 

2) França e Bulgária voltam a se enfrentar em uma eliminatória de Copa do Mundo. Em novembro de 1993, os franceses chegaram ao último jogo precisando apenas de um empate diante dos búlgaros, em Paris. Perderam de 2 a 1, de virada, sofrendo gol aos 45 minutos do segundo tempo. Ficaram fora do Mundial no ano seguinte, nos Estados Unidos.

3) Caso a Suécia não alcance ao menos a repescagem continental, o craque Ibrahimovic ficará fora de uma Copa do Mundo pela segunda vez consecutiva. Para o Mundial de 2014, no Brasil, os escandinavos foram eliminados por Portugal na repescagem, perdendo o segundo jogo por 3 a 2, com show de Cristiano Ronaldo, responsável direto pela classificação lusa. 

4) Nas duas últimas eliminatórias, Portugal disputou a repescagem. Para a Copa de 2010, enfrentou a Bósnia-Herzegovina, vencendo os dois jogos. Na repescagem para o Mundial de 2014, o adversário foi a Suécia. E o cenário se repetiu, com os portugueses levando a melhor, dentro e fora de casa. 

5) Nas 13 vezes em que disputou as eliminatórias, a Alemanha só precisou disputar a repescagem apenas uma vez para chegar ao Mundial. Em novembro de 2001, a seleção germânica levou a melhor sobre a Ucrânia, garantindo vaga na Copa de 2002, na qual terminaria em segundo lugar. 

6) Após declarar a independência da Tchecoslováquia, em 1993, a República Tcheca só se classificou para uma Copa do Mundo, em 2006, quando terminou em terceiro lugar no Grupo E, sendo eliminada na primeira fase do Mundial.

7) Israel passou a disputar as eliminatórias europeias em 1992, um ano após a federação de futebol do país ser aceita pela Uefa. Anteriormente, o país disputou as eliminatórias asiáticas, na qual se classificou para sua única Copa, em 1970, e até as eliminatórias da Oceania. 

8) A seleção de Malta vem "evoluindo" nas últimas eliminatórias. Para a Copa de 2010, o país marcou apenas um ponto e teve saldo negativo de 26 gols. Já para o último Mundial, no Brasil, os malteses terminaram as eliminatórias com três (!!!) pontos. 

9) Presentes no Grupo F, Inglaterra e Escócia têm encontro marcado nestas eliminatórias. Devido à animosidade entre os dois países, que vai muito além das quatro linhas, as partidas entre eles, sejam amistosas ou oficiais, ocorrem com rara frequência desde 1989. 

10) Espanha e Itália jamais se enfrentaram em uma eliminatória de Copa do Mundo. 

*Crédito da imagem: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário