quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Liga dos Campeões 2017/18: análise dos grupos


Principal competição de clubes do Velho Continente, a Liga dos Campeões teve suas chaves definidas em sorteio realizado na última quinta-feira, no Principado de Mônaco. A primeira rodada da fase de grupos será nos dias 12 e 13 de setembro. A última nos dias 5 e 6 de dezembro. A decisão, que será em Kiev, está marcada para o dia 26 de maio do próximo ano. 

Atual campeão e maior vencedor da competição, com 12 troféus, o Real Madrid caiu no Grupo H, com Borussia Dortmund, Tottenham e APOEL, do Chipre. O sorteio promoveu encontros que prometem grandes duelos e grupos equilibrados. O Giro pela Europa faz a análise de cada uma das oito chaves do torneio. Confiram: 

Grupo A - Manchester United, Benfica, CSKA Moscou e Basel
Campeão da Liga Europa na última temporada, o Manchester United surge como a principal força deste grupo. O time inglês perdeu o capitão Rooney, que se transferiu para o Everton, mas trouxe bons reforços como o volante Matic e o centroavante Lukaku. O Benfica, tetracampeão português, deve levar a segunda vaga. CSKA e Basel brigam pelo terceiro lugar, que dá vaga na Liga Europa. 

Grupo B - Bayern de Munique, PSG, Celtic e Anderlecht
Franceses e alemães devem ficar com as duas vagas para as oitavas de final da competição. E o confronto direto entre eles, a grande atração do grupo, deve decidir quem termina em primeiro e segundo. Celtic e Anderlecht deram azar no sorteio e tentarão não passar vergonha diante dos dois favoritos. 

Grupo C - Chelsea, Atlético de Madrid, Roma e Qarabag
Um grupo bastante equilibrado, com ligeira vantagem para o atual campeão inglês. Mas nada impede que o valente time do Atlético de Madrid, comandado pelo ótimo Diego Simeone, não belisque a liderança da chave. A Roma, eliminada na fase preliminar na última temporada, conseguiu entrar desta vez, mas não foi feliz no sorteio e terá de se contentar com vaga na Liga Europa. 

Grupo D - Juventus, Barcelona, Olympiacos e Sporting
Espanhóis e italianos voltam a se encontrar após decidirem a competição em 2015 e duelarem neste ano nas quartas de final, com ampla vantagem da equipe de Turim. Sem o seu poderoso trio de ataque - Neymar deixou o clube rumo ao PSG - o Barcelona terá dificuldades, mas deve ficar com a segunda vaga do grupo. Olympiacos e Sporting tentarão roubar pontos preciosos dos favoritos da chave. 

Grupo E - Spartak Moscou, Sevilla, Liverpool e Maribor
De volta à Liga dos Campeões, o time inglês é o favorito neste grupo, mesmo na iminência de perder seu camisa 10, Phillipe Coutinho, que deve ir para o Barcelona. No entanto, os comandados de Jürgen Klopp têm tudo para terminar em primeiro no grupo. O único que pode estragar os planos dos "Reds" é o Sevilla, acostumado a competições europeias.

Grupo F - Shakhtar Donetsk, Manchester City, Napoli e Feyenoord
Promessa de jogos interessantes entre ingleses e italianos, favoritos às duas vagas para a próxima vaga. No entanto, ambos devem ter atenção com o Shakhtar, recheado de bons valores brasileiros no seu elenco, e o Feyenoord, atual campeão holandês. 

Grupo G - Monaco, Porto, Besiktas e Red Bull Leipzig
Um dos grupos mais equilibrados desta edição. Monaco e Porto podem surgir como favoritos, mas não se pode menosprezar o Besiktas, atual bicampeão turco e o surpreendente Red Bull Leipzig, que deu um certo trabalho ao Bayern na última edição da Bundesliga e que conta com bons valores da geração alemã. Duelos muito parelhos à vista. 

*Crédito da imagem: Divulgação/uefa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário