segunda-feira, 8 de junho de 2015

Liga dos Campeões: quinto título do Barcelona e curiosidades

Jogadores do Barça celebram a conquista de mais uma Liga dos Campeões

Com contribuição decisiva de seu trio ofensivo, o Barcelona voltou a dominar o futebol europeu, conquistando a Liga dos Campeões pela quinta vez ao vencer a Juventus por 3 a 1, no último sábado, no Olympiastadion, em Berlim. 

Suárez e Neymar deixaram suas marcas na decisão e Messi participou do gol do uruguaio. Rakitic marcou o primeiro gol dos catalães na partida. Destaque também para o capítão Xavi, que se despede do clube no qual foi revelado com 25 títulos oficiais no currículo. O Giro pela Europa apresenta a seguir algumas curiosidades e dados referentes ao quinto título europeu do Barcelona. 

- Esta é a segunda vez que o Barcelona conquista a Tríplice Coroa (Espanhol, Copa do Rei e Liga dos Campeões) em sua história. A primeira foi na temporada 2008/09, quando superou o Manchester United na decisão da Champions, o Athletic Bilbao na final da Copa do Rei, além do título do Espanhol. 

- Com a quinta conquista do clube azul-grená, a Espanha se isola na lista de países mais vencedores da Liga dos Campeões, com 15 títulos (10 do Real e cinco do Barça). Itália e Inglaterra, com 12 troféus cada, dividem o segundo posto. 

-  O Barcelona se junta a Liverpool e Bayern de Munique no rol de campeões da principal competição de clubes do Velho Continente. Os três somam cinco títulos cada, sendo superados apenas pelo Milan, com sete troféus, e o Real Madrid, com dez. 

- Com o revés na decisão, a Juventus somou o sexto vice-campeonato na Liga dos Campeões, se tornando líder neste indesejável quesito. Anteriormente, o time de Turim havia perdido a final nas temporadas 1972/73, 1982/83, 1996/97, 1997/98 e 2002/03. 

- Neymar se tornou o nono jogador brasileiro a marcar em uma decisão da Liga dos Campeões. O último foi Marcelo, que deixou sua marca na final contra o Atlético de Madrid, na temporada passada. 

- A Liga dos Campeões 2014/15 teve três artilheiros: Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo. Os três balançaram dez gols. A última vez em que a competição teve três ou mais goleadores foi na temporada 1999/00, quando Rivaldo, Jardel, Raúl e Rebrov dividiram o posto. 

*Crédito da imagem: Divulgação/Site Oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário